×

Inspiramais destaca tendências na 1ª edição da BFSHOW

Inspiramais destaca tendências na 1ª edição da BFSHOW

A parceria entre a Brazilian Footwear Show – BFSHOW e o Inspiramais, salão que lança tendências em insumos para o setor calçadista, apresenta as principais novidades aos lojistas. O ambiente busca traduzir os conceitos em materiais, com objetivo de aprimorar o olhar dos visitantes. O espaço está localizado na BFSHOW, em Porto Alegre/RS, até quinta-feira, 23, data de encerramento da feira.

Os materiais são da pesquisa Homo Faber, orientada pelo coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o estilista Walter Rodrigues.

A BFSHOW também conta com a apresentação da pesquisa de tendências do Fashion Directions. O estúdio é um portal especializado em calçados, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis, localizado em Milão, na Itália. Luana Lanzini e Luana Savadintzky, consultoras de moda, gerenciam a plataforma.

“Para BFSHOW, pensando justamente em replicar para o lojista nosso estilo de pesquisa direcional, criamos um guia de compras, resumindo de forma clara as principais tendências e produtos que acreditamos ser chave para o inverno 2024”, explica Luana Lanzini.

Tendências

A consultora do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Júlia Weber, explica que a proposta setoriza os interesses do público através do comportamento. Através dessa análise, a pirâmide divide as tendências entre 10, 30 e 60% de alcance e, consequentemente, de concepção de coleção. “Em 10% nós falamos sobre homo faber, que é a ideia de entender como se conecta o fazer manual com as estratégias de pensamento e como os materiais podem traduzir isso, através de texturas”, explica Júlia.

“Em 30%, nós olhamos para uma energia primal, com superfícies primitivas e desgastadas, com inspiração no universo western e cowboy. Em contraponto, uma ideia de leveza, sedução e transparência”, complementa.

Para o restante, que atingiria a maior parte da população, Júlia explica que os materiais se voltam a dois contrapontos. “Nos 60%, temos um olhar para a valorização da terra e de tudo que é natural e orgânico em termos de formas, superfícies e estampas. E um outro lado que chamamos de ‘alienígena’, que se inspira no universo digital e de games”, finaliza.

Share this content:

Publicar comentário