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Feira Zero Grau: estande coletivo reúne 15 pequenos e médios fabricantes de calçados do RS

Projeto Três Coroas Shoes é o segundo maior espaço expositivo da feira

Publicado em: 14/11/2023 14:24
Última atualização: 23/08/2024 15:11

Quinze pequenos e médios fabricantes de calçados do polo produtivo gaúcho de Três Coroas, no Vale do Paranhana, participam, a partir desta segunda-feira (20), da 13ª Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios –, no Serra Park - Centro de Feiras e Eventos -, em Gramado/RS. Na mostra calçadista, estas empresas compõem o estande coletivo do Três Coroas Shoes – projeto que incentiva e valoriza a produção trescoroense de calçados –, e que está presente no evento pela nona edição consecutiva.

As 15 marcas do projeto estão dispostas em um estande coletivo de 490 metros quadrados, o segundo maior espaço expositivo desta edição da Zero Grau – mantendo inclusive as mesmas dimensões da estrutura montada no 30º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em maio.

Juliano Mapelli, executivo comercial do Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), associação responsável pela organização e desenvolvimento do Três Coroas Shoes, destaca que os fabricantes trescoroenses estão mobilizados para a Zero Grau e que a força do projeto está justamente no trabalho coletivo. "A expectativa para a feira, ela é sempre muito positiva, seja pela visibilidade e/ou pelos negócios. Quando a gente se mobiliza, faz qualquer tipo de movimento, divulgação e participação em um evento, como é o caso agora, uma das coisas que sempre defendo, é de que se queremos ter sucesso, precisamos acreditar nela (feira)", comenta Mapelli.

A participação das 15 empresas do Três Coroas Shoes na 13ª Zero Grau conta com o apoio da Prefeitura de Três Coroas.

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Mercado internacional

Dentro das perspectivas para a Zero Grau, Mapelli aposta no movimento de negócios a partir do mercado externo, com a presença de importadores de diferentes países e que se somam aos 12 mil visitantes profissionais esperados para o evento. “A Zero Grau por característica de produto – lançamentos em calçados para a temporada de outono/inverno –, não atende todos os mercados importadores, especialmente os com frio extremo como é o caso da Europa, por exemplo. Por outro lado, mercados com clima semelhante ao nosso, caso de países latino-americanos, do Oriente Médio, acabam sendo nossos principais clientes internacionais na feira, com boa visitação e bons negócios”, comenta o executivo do Sictc.

Cautela e "virada de chave"

Em relação às projeções de negócios para as marcas do Três Coroas Shoes na 13ª Zero Grau, Mapelli é cauteloso e disse não ter como prever crescimento nos negócios em comparação à edição da feira de novembro do ano passado. “Com as empresas enfrentando dificuldades em um ambiente de negócios complicados tanto no mercado externo quanto no interno, seja pelas guerras (na Ucrânia e o conflito entre Israel e Hamas), pelos altos índices de inflação na Europa e na Argentina, ou pelo endividamento das famílias no Brasil, acreditamos que a Zero Grau possa ser aquele momento de ‘virada de chave’ para que o setor calçadista possa entrar 2024 com outros ares”, projeta o executivo comercial do Sictc.

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