Feiras
Feira de calçados Zero Grau coloca à prova toda a sua resiliência
A resiliência da feira de calçados Zero Grau tem sido colocada à prova nos últimos anos.
Última atualização: 21/11/2024 10:21
Nos últimos anos, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios –, se mostra resiliente. Anteriormente, em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, a Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, não realizou seu principal evento, o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) de forma presencial e, no ano seguinte, o promoveu em versão on-line. Mesmo na pandemia, com todos os cuidados sanitários, a organizadora realizou a Zero Grau presencialmente. Em novembro de 2023, Gramado/RS, onde ocorre a feira calçadista, foi atingida por deslizamentos e desabamentos devido às fortes chuvas. Contudo, o evento acabou sendo promovido e transcorreu normalmente.
Em maio, o Rio Grande do Sul sofreu a maior catástrofe climática da história (atingiu 478 dos 497 municípios gaúchos, afetou 2,4 milhões de pessoas e deixou 4 mil desalojados, 173 mortos e 38 desparecidos). Rodovias ficaram bloqueadas e o aeroporto Salgado Filho foi fechado. O SICC e a Geronto Fair (feira da Merkator voltada para o público 60+, que retornaria após hiato de seis anos) não foram realizados. Contudo, seis meses após a tragédia climática, com a situação normalizada no estado gaúcho e o aeroporto liberado, a Merkator promove a 14ª edição da Zero Grau, de 18 a 20 de novembro, no Serra Park.
“A expectativa para a Zero Grau é muito grande. Misto de emoção e ansiedade. É a primeira feira que conseguiremos realizar este ano. Em maio, já havíamos começado a montagem do SICC, com as passagens aéreas todas emitidas, com hotéis pagos. Então, com a catástrofe climática não conseguimos promover o SICC. Mas, a Zero Grau é guerreira. Mesmo em um ano complicado, vamos promovê-la. É a retomada das feiras no Rio Grande do Sul”, declara a diretora da relacionamento da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, em entrevista ao Exclusivo.
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Em três dias, Zero Grau deve receber público de 8 mil pessoas
A 14ª edição da Zero Grau vai reunir 150 expositores, que representam 240 marcas de calçados e acessórios de diferentes polos produtivos do Brasil. Eles estarão apresentado as novidades para a temporada de outono-inverno 2025 e alguns itens de reposição para o alto-verão. Do mesmo modo, a expectativa dos organizadores é receber a visitação profissional de 8 mil pessoas do Brasil e do exterior ao longo dos três dias de evento. “Apesar de todas as adversidades, estamos muito felizes com o evento que vamos conseguir entregar. Estávamos com saudades de ver os expositores, os lojistas, os importadores e os jornalistas. Enfim, todos os profissionais que fazem parte do ecossistema de uma feira de calçados”, comenta Roberta.
Além disso, entre os 8 mil visitantes que a 14ª Zero Grau projeta receber estão 70 importadores de 16 países. Destes, 20 compradores chegam ao evento por meio do Grupo de Importadores – projeto de incentivo às exportações de calçados e acessórios e que é realizado pela Merkator Feiras e Eventos juntamente com os sindicatos das indústrias de calçados parceiros, como é o caso do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC).
“Pelo credenciamento antecipado, nos chamou a atenção a vinda de muitos importadores por conta própria (sem subsídio de passagem aérea e hospedagem). Então, estão vindo muitos compradores da África e da Argentina”, comenta a diretora da Merkator.
Décima participação consecutiva na Zero Grau
O Três Coroas Shoes, projeto liderado pelo SICTC e que fomenta o calçado produzido em Três Coroas/RS, faz na 14ª Zero Grau sua décima participação consecutiva. Do mesmo modo, em um estande coletivo de 455 metros quadrados, a iniciativa reunirá 14 marcas (Cia Perfeita, Dona Della, Infinitu’s, Ipadma, Killana, Lightgel, Madre Floé, Mulher Sofisticada, Parabela, Qleve, Ramony, Stéphanie Classic, Valentina e Variettá).
O executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli, destaca, sobretudo, que a perspectiva do Três Coroas Shoes para a Zero Grau é bastante positiva. “A Zero Grau é uma feira relevante para nossas empresas e nosso projeto. Dá bastante resultado em termos de negociação e abertura de novos clientes”, comenta.
Cobertura multimídia
Durante a 14ª Zero Grau, além da promoção do Prêmio Destaque Exclusivo Zero Grau, o Exclusivo faz a habitual cobertura multimídia da mostra calçadista. Nesse sentido, na feira, a publicação distribui sua edição impressa de número 2994, traz os destaques aqui em exclusivo.com.br e transmite uma série de lives, com entrevistas de profissionais de empresas expositoras e da organização do evento, a partir do Instagram (@jornalexclusivo) e no YouTube do Jornal NH. A apresentação é da editora-chefe do Exclusivo, Luana Rodrigues.
Por fim, a série de lives do Exclusivo na 14ª Zero Grau conta com o patrocínio de Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Grupo Troca e RR Componentes.
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