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Couromoda se reinventa ao longo de suas quase cinco décadas

Couromoda se reinventa ao longo de suas quase cinco décadas

Repensar, remodelar e otimizar. Estas três palavras têm sido amplamente utilizadas pelos negócios, especialmente, nos últimos dois anos, quando a pandemia assolou o mundo. Com o mercado de feiras presenciais não foi diferente. Para se manter competitiva e, logicamente, atrativa em termos de vendas e prospecção de mercado, a Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda –, que chega a partir desta segunda-feira, 16), em sua 49ª edição, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, precisou se reinventar, mas sem deixar de ser tradicional.

“Desde 2017, quando lançamos o Couromoda Connection & Collection – apresentava os novos rumos do varejo digital –, já estávamos repensando o nosso negócio. Após a pandemia, as feiras não deixaram de ser importantes, elas passaram a ser complementares ao processo de venda das empresas. E, nosso objetivo enquanto feira Couromoda é proporcionar o ambiente ideal para a alavancagem de negócios do setor”, afirma o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos.

A feira reúne expositores de diferentes polos produtivos do País, que representam 400 marcas de calçados – femininos, masculinos, infantis e esportivos –, acessórios e confecções. Na mostra são lançados produtos para a temporada de outono-inverno 2023 e também oferecidos produtos de alto verão à pronta-entrega.

Ao longo de três dias de evento, os organizadores estimam receber 7 mil visitas – destas, 3,5 mil visitas únicas de lojistas – oriundas de todas as regiões do Brasil e dos mais variados portes, de pequenos comércios a grandes redes varejistas.

O diretor geral da Couromoda aposta em uma grande visitação na feira por parte do mercado internacional. “Também deve ser relevante, em especial porque as exportações brasileiras superaram as mais otimistas previsões em 2022 e muitos buyers globais têm procurado o Brasil como alternativa aos produtores asiáticos, que ainda sofrem as consequências da pandemia, que comprometeu suas cadeias de abastecimento”, aponta Jeferson.

A 49ª Couromoda segue até esta quarta-feira (18), das 9 às 19 horas, no pavilhão azul – tem quase 15 mil metros quadrados de área total –, do Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

“Colocamos o Brasil no mesmo nível dos maiores eventos do mundo”

Em entrevista ao Jornal Exclusivo, o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, fala das suas perspectivas para a 49ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda.

Qual a perspectiva para a Couromoda, que chega em sua 49ª edição?
A feira deste ano vem no mesmo tamanho do evento de 2022. Porém, acreditamos que a edição de 2023 será melhor. Esta perspectiva se dá, principalmente, pelos bons números da exportação no ano passado.

Não teremos grandes crescimentos em relação a 2022, mas diante de tudo que aconteceu no mercado no ano passado, acredito que a 49ª Couromoda chega com um ótimo tamanho em termos de estrutura.

Acredita que a mudança no governo federal deva impactar de alguma forma na feira?
Independente de quem ganhou a eleição, uma coisa é certa: temos que tocar a vida. Fazer um ano produtivo de venda, de consumo. Acredito que vamos começar 2023 com uma economia melhor.

Como tem sido o movimento de novas marcas que estão entrando para o hall de expositores da Couromoda? Houve procura?
Nos últimos quatro meses tivemos uma procura muito grande de marcas que ainda não eram nossas expositoras. Essa busca se intensificou ainda mais pela performance do varejo no fim de ano, que foi positiva.

Em se tratando das vendas de fim de ano, que como você disse anteriormente foram positivas, o reflexo disso será imediato nesta Couromoda?
Uma das características da Couromoda ao longo de sua história é que ela sempre vem após uma boa venda do varejo no fim de ano. É um evento para reposição de produtos nas lojas. Acredito que teremos uma feira bastante significaitva em termos de negócios, até porque ela chega na sequência de boas vendas na Black Friday, Natal, ou seja, nas festas de fim de ano. Então, o lojista/importador sempre chega na Couromoda com uma necessidade de compra, necessidade de reposição.

Você acredita que a entrada destes novos expositores pode ajudar a suprir a demanda por produtos de reposição e para a pronta-entrega de alto verão?
Certamente, temos um grande número de expositores qualificados, dos mais variados portes e segmentos. Isso permitirá aos visitantes – lojistas de todo o Brasil e compradores internacionais da América Latina, Estados Unidos, Europa e do mercado árabe – um amplo leque de opções de coleções para a temporada outono-inverno 2023 e também de artigos de alto verão para pronta-entrega.

Como a Couromoda tem se adaptado e se readequado a este novo momento pelo qual as feiras presenciais de negócios vem passando após a pandemia?
As feiras que não se adaptarem a este sistema de trabalho pulsante, de venda constante, e com informação permanente no digital, dificilmente seguirão no mercado. É preciso se readaptar a este novo mundo que é o novo mundo da venda.

Cada vez mais as compras precisam ser efeitvas, com um tempo de espera menor entre os lançamentos de coleções. Com uma grande necessidade de venda mais rápida e obviamente, com coleções de giro muito maior.

Ao mesmo tempo, as feiras presenciais seguem imprescindíveis, porque nada substitui o “face to face”, o relacionamento, o tocar no produto. As feiras não acabaram, ao contrário, algumas cresceram mais, outras tiveram que se adaptar a um novo estilo de negócios, estilo de venda, estilo de aproach. Tudo mudou.

As feiras nunca deixaram de ser importantes, mas elas também passaram a ser complementares no processo de venda comercial que as empresas têm dentro de suas próprias estruturas.

Ao longo de suas quase cinco décadas, qual tem sido a tônica da Couromoda?
A Couromoda reforça o comprometimento com a qualidade do seu trabalho, tendo colocado o Brasil no mesmo nível dos maiores eventos do mundo, oferecendo ao mercado sempre um evento moderno e de alto nível. Seguimos acreditando no País.

Serviço

49ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
De 16 a 18 de janeiro de 2023
Das 9 às 19 hpras
Pavilhão Azul do Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP)
www.couromoda.com

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