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BFSHOW começa como nova opção de negócios para o setor calçadista

BFSHOW começa como nova opção de negócios para o setor calçadista

No ano passado, a indústria calçadista brasileira produziu 849 milhões de pares, mantendo a quinta posição entre os maiores produtores mundiais de calçados. Para 2023, a projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é de um incremento entre 1% e 1,7% na produção, o que significa 860 milhões de pares. Para sustentar este crescimento, o setor ganha a partir desta terça-feira (21) mais uma opção em feiras de negócios: a Brazilian Footwear Show (BFSHOW). A 1ª edição da mostra, realizada pela Abicalçados e operacionalizada pela NürnbergMesse Brasil, reúne, até esta quinta (23), 137 das principais marcas de calçados do País, sendo 123 delas exclusivas na feira, que ocorre no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a BFSHOW nasce de uma tendência das principais feiras internacionais, caso da Micam Milano – a maior feira de calçados do mundo -, que tem à frente a associação de calçadistas italianos (Assocalzaturifici). “A BFSHOW é uma demanda do mercado de calçados que vem de alguns anos. A partir de 2021, em uma pesquisa realizada que levava em consideração o cenário de feiras comerciais no pós-pandemia, tivemos o apontamento definitivo do varejo nacional. A busca por uma feira comercial de porte nacional, que una indústrias de todos os polos, nichos, segmentos e tamanho foi o ponto de partida para a criação da mostra”, comenta.

O dirigente classifica a BFSHOW como um “elo” entre entidades representativas dos principais polos calçadistas do Brasil. “É quase consensual no mercado que precisávamos de mudanças no calendário de lançamentos da indústria. Desde o princípio, quando a ideia de uma feira organizada pela Abicalçados passou a ser debatida, tivemos um processo democrático, que ouvia todos os envolvidos, potenciais expositores e lojistas. Acredito que o fato tenha sido fundamental para registrarmos essa rede de apoio inédita na nossa atividade”, destaca Ferreira.

Dez mil varejistas e 150 importadores

Os organizadores da BFSHOW projetam receber, ao longo de três dias de feira, a visitação profissional de 10 mil varejistas brasileiros. Também está confirmada a participação de 150 importadores de 101 grupos internacionais, com players de 30 países e de todos os continentes – são trazidos por meio de projetos realizados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), caso do Brazilian Footwear, e com a NürnbergMesse Brasil.

Colaborativa

Além de ser um evento organizado de forma colaborativa com os associados da Abicalçados, o executivo da entidade de classe observa que a BFSHOW trabalha atributos que “são essenciais, como práticas sustentáveis alinhadas ao posicionamento da cadeia calçadista brasileira”, bem como o papel de gerar negócios e oportunidades para expositores e varejistas. “A planta segmentada, por sua vez, está alinhada ao foco em negócios, onde nos preocupamos em otimizar o tempo do comprador, que é valioso. A presença de empresas de todos os segmentos, polos e portes mostra nossa preocupação com a oferta que será apresentada”, aponta. Ferreira acrescenta que, os programas compradores nacionais e internacionais, “por sua vez, pensam na dispersão geográfica desses players”. “Além de considerar potenciais novos compradores, pois sabemos que o valor de uma feira está não somente na manutenção de clientes, mas principalmente na abertura de novos. Enfim, é uma combinação de fatores que faz da BFSHOW um evento diferenciado”, sinaliza.

As expectativas dos expositores para o evento

Entre os expositores da BFSHOW está a Pimpolho (Serra/ES), empresa que há 61 anos atua no segmento de produtos infantis, com expertise na fabricação e comercialização de calçados. Para o diretor comercial da companhia, Ricardo Brito, participar da feira “é uma oportunidade de estreitar relacionamentos, fazer novos negócios e contribuir para o desenvolvimento do setor calçadista, principalmente em um momento tão importante e positivo para a empresa”. “Estamos em uma nova fase com a Pimpolho e estar presente na primeira edição da BFSHOW é muito estratégico. Acabamos de lançar um e-commerce específico para varejistas, aumentamos em 22% a capacidade de armazenagem e expedição do nosso centro de distribuição e fortalecemos os portfólios de puericultura (produtos voltados à primeira infância) e brinquedos. Estamos muito otimistas com nossa meta, de encerrar o ano com faturamento de R$ 200 milhões”, completa Brito.

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