Ablac diz que vai apoiar feira anunciada pela Abicalçados

25.11.2021 - Luana Rodrigues

Foto: Divulgação
Marcone Tavares
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) anunciou na semana passada a intenção de realizar sua própria feira calçadista em 2023. Nesta quarta-feira, 24, em nota enviada ao Jornal Exclusivo, a Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) se posicionou sobre o assunto e manifestou interesse em apoiar a iniciativa.

“Entendemos que a demanda de feiras existe e as duas entidades podem, sim, em comum acordo, fazer um grande evento que possa, de fato, contribuir para o setor calçadista. Não existe venda sem ter quem produza e não existe produção sem ter quem venda”, afirmou o presidente da Ablac, Marcone Tavares.

O dirigente argumentou ainda sobre a necessidade de fortalecer a cadeia do calçado, que estaria sendo depreciada ao longo dos últimos dez anos. “Temos certeza de que este é um movimento interessante e que pode agregar bastante valor ao setor, que voltou a crescer no último trimestre, retoma números próximos aos de 2019 e tem tudo para fazer um bom 2022”, complementou.

Tavares também ressaltou o excelente relacionamento que a Ablac tem com a Abicalçados e disse que a entidade está pronta para ouvir e contribuir com a ação.

Relembre
Na semana passada a Abicalçados anunciou que, após ouvir varejo e indústria sobre feiras físicas calçadistas no período pós-pandemia, somado à percepção de esvaziamento das mostras nacionais, observou a necessidade de redefinir a dinâmica das feiras brasileiras de calçados.

Entre os resultados da pesquisa, percebeu a necessidade de otimização dos investimentos, com a realização de apenas duas - e não mais quatro feiras de âmbito nacional - por ano, alinhadas a práticas internacionais de mercado, nas quais as mostras são coordenadas pela entidade representativa do setor.

Durante o primeiro trimestre de 2022 a Abicalçados irá abrir processo de concorrência entre empresas promotoras nacionais e internacionais para apresentação de propostas de parceria para a realização de evento próprio da indústria calçadista, a ocorrer a partir de 2023.

Opinião contrária

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Frederico Pletsch
Para o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, a iniciativa da Abicalçados demonstra falta de habilidade em lidar com o setor. Atualmente a Merkator, que tem sede em Novo Hamburgo/RS, promove o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em maio, e a Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios em novembro, ambas em Gramado.

Pletsch disse estar se sentindo desrespeitado e chateado com a iniciativa da Abicalçados em tentar reduzir o número de feiras por ano. "É o fim da picada", lamentou ao comentar, ainda, que a iniciativa da entidade estaria diretamente relacionada a interesses comerciais.

Além dos eventos promovidos no Rio Grande do Sul pela Merkator, o setor calçadista conta ainda com outras duas feiras de porte nacional ao longo do ano, são elas: a Couromoda e a Francal, ambas realizadas tradicionalmente em São Paulo, capital. Até o momento, a Couromoda não quis se manifestar sobre o assunto.

Opinião favorável
Já o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, se disse surpreso com a novidade, mas apoiará o que for criado em benefício do setor calçadista. A promotora tem sua próxima mostra agendada para o mês de agosto. "Se está se pensando em um novo perfil de evento, que será criado para o bem do setor, nós certamente seremos parceiros", definiu.

 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.