Destaques

Smart Group recebe certificação de sustentabilidade

O Smart Group, de Nova Hartz/RS, entrou para o time de mais de 90 empresas da cadeia produtiva do calçado certificadas pelo Origem Sustentável.

Publicado em: 26/06/2024 16:27
Última atualização: 26/06/2024 16:27

O Smart Group, de Nova Hartz/RS, entrou para o time de mais de 90 empresas da cadeia produtiva do calçado certificadas pelo Origem Sustentável. O grupo iniciou suas atividades a partir da America-Asia, fabricante chinesa de laminados sintéticos, em 2012. Agora, recebeu certificado no nível Prata, com mais de 40% dos 104 indicadores do programa atingidos. 

Segundo o coordenador de Recursos Humanos da empresa, Fábio Beer, a adoção de práticas sustentáveis pela Smart Group não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também resulta em economias significativas a médio e longo prazos.

Desde 2022, conforme ele, o grupo vem implementando processos eficazes de gestão ambiental com vistas à redução de desperdícios de materiais e recursos naturais. Conforme relatório, entre 2022 e 2023, foram mais de 94 mil toneladas de materiais reciclados e reaproveitados. O que vai desde papel, papelão, plástico, ferro, alumínio e até mesmo produtos químicos. “Entre 2022 e 2023, avançamos 24% na reciclagem e no reaproveitamento, número que queremos seguir ampliando nos próximos anos”, projeta. 

Siga o Exclusivo no Instagram

Smart Group recebe certificação de sustentabilidade

Projetos da Smart Group

Para os próximos anos, segundo Beer, a empresa quer buscar níveis mais avançados de certificação, primeiro o Ouro (mais de 60% dos indicadores alcançados) e depois o Diamante (mais de 80% dos indicadores). “Nos próximos dois anos, nossa meta é alcançar a certificação Ouro de Origem Sustentável, seguida pela certificação Diamante em quatro anos, demonstrando nosso compromisso contínuo com práticas responsáveis. Priorizaremos também parcerias com fornecedores que compartilhem nosso compromisso com a sustentabilidade, buscando aqueles que possuem a certificação do Origem Sustentável”, conta o coordenador. 

Vantagens

Conforme Beer, a certificação em sustentabilidade oferece diversas vantagens para as empresas nos mercados doméstico e internacional. Também confere credibilidade, aumentando a confiança dos consumidores e a reputação da marca. “Isso pode resultar em maior demanda pelos produtos e serviços da empresa, impulsionando as vendas e a participação de mercado. Além disso, a certificação em sustentabilidade abre portas para novas oportunidades de negócios, tanto em nível nacional quanto global, ajudando a empresa a conquistar novos clientes”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas