Destaques

Nova fabricante de palmilhas pode produzir 40 mil pares por dia

Fabricante de palmilhas para calçados iniciou operação com capacidade para produzir 40 mil pares por dia.

Publicado em: 06/08/2024 11:22
Última atualização: 06/08/2024 13:45

Uma nova fabricante de componentes para calçados começou a operar, recentemente, no Vale do Paranhana, gerando 45 empregos diretos. É a New Palm, empresa especializada na produção de palmilhas de alta qualidade. O empreendimento iniciou as atividades no dia 15 de julho, em uma unidade produtiva localizada no bairro XV de Novembro, em Igrejinha/RS. Sobretudo, a fábrica tem capacidade para produzir 40 mil pares de palmilhas por dia. Além disso, outra fabricante de componentes para calçados finaliza expansão.

“Com esta expansão, reafirmamos nosso compromisso com o crescimento e desenvolvimento da região. Oferecemos novas oportunidades de emprego e reforçamos nossa posição como referência na produção de palmilhas”, destaca o CEO do Grupo QTN, Vinícius Mossmann.

Do mesmo modo, a nova estrutura produtiva de 600 metros quadrados da empresa de componentes abriga as áreas de revisão, tampografia, refilação e expedição de palmilhas em EVA. Ou seja, a planta fabril tem capacidade para produzir 40 mil pares por dia de palmilhas, especialmente para o segmento de calçados femininos de conforto.

Estrutura da New Palm tem 600 metros quadrados

Siga o Exclusivo no Instagram

Fabricante complementar

Mossmann explica que a New Palm é complementar às demais empresas do Grupo QTN: produzem palmilhas estruturais, palmilhas e solados em EVA, composto para injetados e injeção de EVA para calçados. “A nova empresa está dedicada às etapas finais do processo de fabricação”, explica o executivo. Ele acrescenta que a decisão em criar em novo empreendimento levou em consideração a otimização de processos e a reorganização fabril como um todo, tendo como foco a melhoria da qualidade. “Levamos em conta a criação de um ambiente dedicado especialmente à revisão, buscando uma melhor organização com um espaço físico otimizado”, salienta.

Investimento em expansão

A construção do prédio da New Palm contou com investimento próprio do Grupo QTN de R$ 600 mil. A empresa não informou os demais valores investidos na aquisição de equipamentos. A Prefeitura de Igrejinha doou o terreno em que foi construída a estrutura no bairro XV de Novembro, tendo como contrapartida a geração de empregos e de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Desde 2014, o Grupo QTN, que é formado também pelas empresas Quintin, especializada em palmilhas estruturais, e Evaformula, dedicada à fabricação de palmilhas em EVA,, tem feito constantes investimentos em expansão.

Projeto de verticalização

Anteriormente, em 2021, o Grupo QTN começou a verticalização da Evaformula. Então, a empresa incorporou a produção de placas expandidas de EVA, o que ampliou a atuação e o alcance da companhia no mercado.

Além disso, o Grupo QTN conta com estruturas instaladas entre os bairros Centro e XV de Novembro, em Igrejinha. O novo prédio da New Palm adiciona 600 metros quadrados aos demais 1,4 mil metros quadrados, onde já funcionavam as áreas de administração, laboratório de pesquisa e desenvolvimento, composição de EVA e borracha expandidos, prensagem, rachadeira e dublagem, termoconformação, corte, inspeção de qualidade e expedição.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas