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Missão à China tem como foco a competitividade da indústria

All China Leather Exhibition (ACLE)

Missão à China tem como foco a competitividade da indústria

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realiza, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio à internacionalização do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), uma Missão à China. O objetivo da iniciativa, que ocorre entre os dias 3 e 12 de setembro, é buscar insights para uma maior competitividade da indústria nacional.

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Conforme o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, a China, apesar de, em muitos casos, ser vista como uma “concorrente desleal”, tem muito a ensinar para a cadeia produtiva do calçado brasileiro.

“Evidentemente, não são todas as empresas chinesas que praticam concorrência predatória. Pelo contrário, é um mercado que vem se desenvolvendo muito em termos de tecnologia e respeito às melhores práticas de ESG. Temos muito a aprender com a maior produtora de calçados do mundo. Somente no ano passado, ela produziu mais de 13 bilhões de pares, dos quais exportou mais de 9 bilhões”, avalia Júnior.

Produtoras locais, antes conhecidas apenas por itens de menor valor agregado, têm produzido cada vez mais calçados com diferenciais de qualidade, inovação e sustentabilidade para abastecimento de mercados mais sofisticados.

All China Leather Exhibition (ACLE)
Divulgação

All China Leather Exhibition (ACLE)

Durante a Missão, os empresários visitarão uma das maiores feiras internacionais de couros e componentes, a All China Leather Exhibition (ACLE). Ela ocorre em Xangai entre os dias 3 e 5 de setembro.

Organizada pela China Leather Industry Association (CLIA) e pela APLF Limited, a ACLE é o evento de destaque para quem busca oportunidades no mercado chinês. Desde sua criação, em 1998, a ACLE recebeu centenas de milhares de compradores das principais províncias de curtumes e manufatura de artigos de couro e calçados da China.

“A ACLE é um evento anual de sourcing para marcas de calçados e compradores de materiais para calçados esportivos. Oferece materiais como cabedais, solas, malhas, flyknit, suprimentos e máquinas para calçados”, conta Júnior.

A mostra conta com 1,2 mil expositores de 28 países. Há seis participantes brasileiras apoiadas pelo Brazilian Materials (Tanac, Noko, Química Carioca, Seta, SystemHaus e Corium). Na oportunidade da visita, o consultor da Assintecal, Marnei Carminatti, estará à disposição para auxiliar empresários da Missão na orientação de tendências, moda e mercado.

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