Comércio

Vendas de franquias de moda crescem quase 16%

Varejo do setor faturou R$ 4,9 milhões no segundo trimestre de 2022

Publicado em: 20/10/2022 14:25
Última atualização: 18/11/2024 14:27
ExclusivoGrupo Editorial Sinos

No segundo trimestre, as franquias de moda faturaram R$ 4,9 milhões, 15,8% mais do que no mesmo período de 2021. Já o número de unidades no segmento cresceu 13,2%. No semestre, a variação foi de 14,7%, chegando a R$ 9,7 bilhões. As informações são da Pesquisa Trimestral de Desempenho divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A entidade aponta que o desempenho foi alavancado pelo maior fluxo de consumidores em shopping centers, nas ruas e centros comerciais, assim como a data comemorativa do Dia das Mães. Além disso, projetos de transformação digital que fazem a integração do físico com o digital também auxiliaram para que houvesse melhora nas vendas, com destaque para os canais de e-commerce e entrega de produtos via delivery.

A marca de calçados e acessórios Jorge Bischoff (Igrejinha/RS), que abriu a 100ª loja exclusiva no País, projeta fechar este ano com faturamento de R$ 190 milhões, aumento de 57% na comparação com 2021. A diretora de Franquias e Expansão da etiqueta, Adriane Lopes dos Santos, pontua que a força da marca, o suporte para a eficiência do negócio e um modelo de gestão focado em rentabilidade são diferenciais da empresa.

Entre as estratégias utilizadas pela marca está a Prateleira Infinita - ferramenta que permite ao franqueado usufruir o estoque do Centro de Distribuição (CD) da companhia, com 20 mil itens à disposição das lojas, sem custo adicional. "Mais um recurso para que não se perca nenhuma oportunidade com o cliente, mesmo sem ter o produto em estoque naquele momento. A utilização da Prateleira Infinita evoluiu mais de 300% na comparação com 2021", explica Adriane.

Novas lojas em São Paulo

Em 15 dias, a marca de calçados Piccadilly (Igrejinha/RS) inaugurou duas lojas em São Paulo/SP – em 21 de setembro, abriu no Shopping Ibirapuera e em 7 de outubro, no Continental Shopping. “A abertura destas lojas na região sudeste é um passo importante na consolidação do nosso modelo de franquias, que já comprovou ser sólido e rentável a todos os franqueados que acreditaram no potencial e qualidade dos produtos da marca”, destaca o líder de franquias da Piccadilly, Marcos Finokiet.

Ao todo, a Piccadilly conta com 19 lojas em oito estados e no Distrito Federal. A previsão é que a empresa inaugure ao menos mais dez novas franquias até o fim do ano, com novas unidades já confirmadas para as cidades de Salvador/BA, Aracaju/SE, São Luís/MA, Sorocaba/SP e Rio de Janeiro/RJ.

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