Comércio

União Europeia compensa perdas na exportação brasileira de calçados para EUA e Argentina

Embarques para o bloco econômico cresceram quase 30% em volume e em receita

Publicado em: 14/02/2023 14:08
Última atualização: 12/09/2024 14:12

No começo deste ano, as exportações brasileiras de calçados registraram quedas para Estados Unidos e Argentina, historicamente os dois principais mercados para o produto Made in Brazil. Contudo, o aumento dos pares embarcados aos países integrantes da União Europeia em janeiro compensou tais perdas. Conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), as vendas para o bloco econômico europeu cresceram 29% em receita e 27,9% em volume.

“A desaceleração da inflação na região (Europa) tende a beneficiar, gradativamente, o consumo de bens não essenciais, caso dos calçados”, avalia o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira. Ele ressalta que o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou – para cima – a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para a Zona do Euro, que deve variar 0,7% em 2023 – previsão anterior era de 0,5%.

Principais mercados

Mesmo registrando quedas em relação a janeiro de 2022, os Estados Unidos seguiram sendo o principal destino do calçado brasileiro no primeiro mês do ano. Em janeiro, foram embarcados para lá 1,26 milhão de pares por US$ 23,4 milhões, resultados inferiores tanto em volume (-28%) quanto em receita (-9,5%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Em janeiro, a Bolívia ultrapassou a Argentina como o segundo principal destino do calçado nacional. No primeiro mês do ano, foram embarcados para o país vizinho 735,6 mil pares por US$ 12,8 milhões, resultado 5,5% inferior em volume e 92,3% superior em receita na relação com janeiro de 2022.

Crescimento na largada do ano

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No geral, o setor calçadista brasileiro exportou, em janeiro, 14,63 milhões de pares de calçados, que geraram US$ 117,9 milhões. O resultado é superior tanto em volume (+4,5%) quanto em receita (+16,8%) no comparativo ao primeiro mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 13, pela Abicalçados.

Estados exportadores

No primeiro mês de 2023, o principal exportador de calçados do Brasil foi o Rio Grande do Sul. Partiram das fábricas gaúchas mais de 2,8 milhões de pares, que geraram US$ 46,68 milhões, resultado 17% inferior em volume, mas 4,5% superior em receita na relação com janeiro do ano passado. O fato se deu pelo aumento do preço médio do calçado exportado pelos gaúchos, que passou de US$ 15,98 para US$ 16,50.

O segundo maior exportador de calçados de janeiro foi o Ceará. No mês passado, foram embarcados de lá 5,9 milhões de pares, que geraram US$ 34,73 milhões, queda de 3,7% em volume e aumento de 14% em receita na relação com janeiro de 2022.

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