Saiba quem são as calçadistas que aparecem no ranking das maiores varejistas do Brasil
Cinco fabricantes de calçados estão listados no ranking das principais varejistas do Brasil. As empresas aparecem na edição 2023 da lista “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, divulgado nesta terça-feira, 15, pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos, com 38 companhias, é o segundo com maior presença na listagem.
“Embora ainda não tenha alcançado o nível de share no faturamento das 300 maiores que tinha no pré-pandemia, o setor de Moda, Calçados e Artigos Esportivos vive uma inegável recuperação”, diz a SBVC. O faturamento do segmento em 2022 alcançou R$ 96 bilhões, maior valor da série histórica deste ranking, com um crescimento de 30,7% em relação aos números apresentados na edição anterior, e representou 9,2% das vendas das 300 maiores varejistas brasileiras.
Calçadistas no ranking
As marcas de calçados da Arezzo&Co (Belo Horizonte/MG), com mil lojas, 7.450 funcionários e R$ 4,1 bilhões em vendas 1P – lojas próprias, sell out de lojas franqueadas, sell out de vendas diretas e e-commerce próprio. Não foram consideradas as receitas advindas de eventuais sellers de marketplaces operados pelas mesmas empresas – em 2022, aparece na posição 51 do ranking geral e na nona colocação da lista por segmento.
Com 275 lojas, 4,5 mil colaboradores e R$ 1 bilhão em vendas 1P no ano passado, a marca de calçados femininos de conforto Usaflex (Igrejinha/RS) figura na 167ª colocação da lista geral e na 19ª posição do ranking por segmentação.
A Alpargatas (São Paulo/SP), fabricante da marca de sandálias Havaianas, com 574 lojas, 16.135 funcionários e R$ 836 milhões em vendas 1P em 2022, está na posição 195 do ranking geral e na 26ª colocação da lista por segmento.
Com 464 lojas, 3.712 funcionários e R$ 782 milhões em vendas 1P em 2022, a marca de calçados femininos Carmen Steffens (Franca/SP) é a número 205 da listagem geral e ocupa a 29ª posição do ranking por segmentação.
A Melissa, marca de sandálias da Grendene (Farroupilha/RS), com 401 lojas e R$ 481 millhões em vendas 1P, ocupa a posição 276 do ranking geral e a 36ª colocação da listagem por segmento.
“Aceleração do grande varejo”
A edição 2023 do ranking mostra que as 300 maiores empresas do varejo brasileiro tiveram no ano passado um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão, um crescimento de R$ 153,6 bilhões sobre o ano anterior. Em 2022, as 300 maiores haviam aumentado seu faturamento em quase R$ 100 bilhões sobre 2021, “o que mostra uma aceleração do grande varejo”, diz a SBVC.
Reinvenção e solidificação dos negócios
Segundo o presidente do SBVC, Eduardo Terra, a nova edição do ranking mostra que as grandes e médias empresas aprofundaram as transformações iniciadas na pandemia e souberam se reinventar. “Movimentos que já havíamos identificado anteriormente, como a consolidação dos marketplaces, a digitalização do comportamento dos consumidores e o reforço à governança, se solidificaram e passaram a dominar a estratégia dos negócios”, analisa.
Critério do ranking
O ranking tem como variável-chave o faturamento bruto das empresas no exercício de 2022. As empresas foram classificadas por ordem decrescente, do 1° ao 300° lugar. Para empresas multinacionais com operação no Brasil, o critério adotado para classificação no levantamento é o faturamento bruto gerado no território nacional. O crescimento das empresas apresentadas no estudo leva em consideração o percentual de variação do faturamento bruto em 2022 em relação a 2021.
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