Comércio

Saiba como rede de lojas de calçados aumentou vendas em 200%

Projeto buscou consolidar estratégia omnicanal da empresa que conta com 250 unidades franqueadas

Publicado em: 27/12/2023 10:54
Última atualização: 17/06/2024 10:55

Integrar a atuação física e digital das marcas, formando uma jornada de compra fluida, é um dos desafios mais atuais do mercado de franquias e do varejo de forma geral. E a integração de estoques físicos com o e-commerce, incluindo das unidades franqueadas, é um dos principais caminhos, como mostra um projeto desenvolvido para uma rede brasileira de franquias de sapatos e acessórios premium com 250 unidades. A partir do plano, as vendas digitais da franquia, com sede em Belo Horizonte/MG, cresceram 200% em um ano, assim como a taxa de conversão no e-commerce que subiu 120% no mesmo período.

Foi desenvolvido um projeto de "evolução" do e-commerce da rede, incluindo a implantação da loja em uma plataforma internacional, que deu margam a uma série de outros aprimoramentos. "A rede tinha duas demandas principais: consolidar sua estratégia omnichannel e aprimorar a infraestrutura do seu e-commerce. Coordenamos estas duas frentes que trouxeram resultados relativamente rápidos e com grande potencial de desenvolvimento futuro”, afirma Pablo Ribeiro, CEO da empresa responsável pelo desenvolvimento do plano.

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Integração de forma gradual

A integração do estoque das unidades franqueadas à loja virtual foi realizada de forma gradual e já atingiu 95% da rede. Atualmente, o e-commerce da marca conta com mais de 5 mil SKUs. Desta forma, o cliente ao entrar no site consegue ver tanto as opções do estoque central (alocados aos centros de distribuição localizados em três estados brasileiros) como os acervos das lojas franqueadas espalhados pelo Brasil, o que aumenta de forma considerável o mix disponível e o potencial de vendas. Além da visibilidade centralizada do estoque, o novo sistema coordena também a melhor forma de realizar a entrega a partir da loja (ship from store), incluindo a possibilidade de retirada pelo próprio consumidor.

“Quanto mais opções de produtos, cores, tamanhos e variações, maior a chance de concretizar a venda, além claro de reduzir as rupturas. Possibilita também que um vendedor da loja ofereça não apenas o seu estoque, mas o da rede toda. Essa abordagem gera também uma nova visão das vendas, gerando dados com inputs valiosos para a estratégia de negócios de forma geral”, explica Ribeiro.

Para suportar este novo fluxo, foram implantadas também melhorias na disposição de produtos no catálogo, busca inteligente, novas formas de pagamento (principalmente PIX), além de se buscar uma melhor velocidade de carregamento e experiência de navegação. Como próximos passos, a parceria planeja agregar funcionalidades via WhatsApp e integração com os principais marketplaces.

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