Comércio

Principais entraves às exportações brasileiras estão relacionados à logística

Pesquisa da CNI aponta que outros problemas importantes incluem gargalos macroeconômicos, tributários e institucionais

Publicado em: 03/11/2022 10:16
Última atualização: 17/09/2024 10:18

A competitividade das exportações brasileiras é prejudicada por uma série de entraves desde a origem, nas empresas, até o país de destino. Para subsidiar proposição de melhorias e recomendações de políticas públicas que solucionem esses problemas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elaborou uma nova edição da pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras. Entre os 43 entraves avaliados, as questões relacionadas à logística de comércio exterior se destacam como as mais importantes, com quatro dos cinco principais obstáculos indicados pelos exportadores.

Entre os principais entraves estão o "custo do transporte internacional", as "elevadas tarifas cobradas pelas administrações portuárias", o "custo do transporte doméstico" e as "elevadas tarifas cobradas por aeroportos". Completam a lista dos cinco maiores gargalos "a volatilidade da taxa de câmbio". Para o ordenamento dos principais entraves foi considerada a soma dos percentuais de empresas que classificaram o item como “impactou muito” ou como “entrave crítico”.

“A elaboração desse diagnóstico é fundamental para a orientar as prioridades da política de comércio exterior brasileiro. Esperamos que os resultados norteiem a estratégia de política comercial do Brasil e contribuam com respostas eficazes para ampliar a participação do Brasil no comércio mundial”, avalia a gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri.

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

Custo do transporte internacional

Principal obstáculo apontado pelas empresas exportadoras, o custo do transporte internacional é considerado crítico e de alto impacto por 60,7% das empresas participantes - percentual mais expressivo do que os 40,4% registrados na pesquisa anterior, em 2018. De acordo com o estudo, o entrave é considerado o mais importante, independente do principal modal de transporte utilizado na exportação: marítimo, rodoviário ou aéreo. A piora de percepção com o entrave é um reflexo da piora nos custos de transporte internacional nos últimos anos devido, sobretudo, aos efeitos da pandemia de Covid-19.

As elevadas tarifas cobradas pelas administrações portuárias também tiveram destaque no ranking geral e ocupam o segundo lugar, com avaliação de alto impacto ou crítico por 40% das exportadoras. E em terceiro na lista de principais obstáculos às exportações, de acordo com o levantamento, está o custo do transporte doméstico, avaliado nesses dois graus de impacto por 33,7% das empresas exportadoras.

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