Exportações brasileiras de calçados recuam quase 15% em valor no primeiro semestre
As exportações brasileiras de calçados recuaram no primeiro semestre de 2023. Nos seis primeiros meses do ano foram exportados 64,74 milhões de pares, que geraram US$ 626,5 milhões. Resultado corresponde a quedas de 3,8% em volume e de 13,6% em valor na comparação com o mesmo período de 2022. A informação foi divulgada, nesta semana, pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Mesmo com o recuo nas exportações no primeiro semestre, o resultado ainda é superior aos índices registrados na pré-pandemia, em 2019. “Naquele semestre (1S/2019), estávamos com números 13% inferiores em volume e 30% inferiores em receita na relação com os registros de 2023. O fato é que a pandemia desregulou o mercado e agora estamos passando por um ajuste. O ano passado foi extraordinário em todos os seus números, sendo natural que haja uma queda em função daquela base de comparação elevada. Mas a queda está sendo mais acelerada do que imaginávamos”, analisa o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
Desaquecimento da economia internacional
O dirigente observa também que “existe um desaquecimento da economia internacional, principalmente dos Estados Unidos (segundo principal mercado para o calçado brasileiro no primeiro semestre). Evidentemente, existe um impacto no setor”. Com a economia fragilizada e altos estoques, os americanos vêm comprando menos calçados brasileiros em 2023. Nos seis primeiros meses do ano, os embarques para lá somaram 5,32 milhões de pares e US$ 111,77 milhões, quedas de 38,5% e 55,5%, respectivamente, ante igual período de 2022.
Argentina
No primeiro semestre, o principal destino dos calçados brasileiros no exterior foi a Argentina. No período, os argentinos importaram 7,84 milhões de pares por US$ 128 milhões, queda de 4,3% em volume e alta de 41% em receita na relação com o mesmo intervalo do ano passado.
(*) Com informações da Abicalçados.
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