Consumidores brasileiros fazem compras de moda de forma planejada, aponta estudo
Cerca de 82% dos consumidores brasileiros fazem compras de moda de forma planejada – compras de reposição. O apontamento é do estudo Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel – varejo de moda (Roupas, calçados e acessórios), desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Segundo o estudo, 62% dos consumidores “pesquisa exatamente o que precisa e compra no site mais confiável”, 46% “pesquisa exatamente o que precisa e compra no site de menor valor” e 34% preferem ir à loja que precisam, mas em um local que tenha outras opções de lojas (shopping centers, ruas de comércio, galerias etc.), o que leva a uma possível compra por impulso. E quando a compra é feita por impulso (18%), o principal gatilho são as promoções (66%).
“Os números mostram que o consumidor, mesmo em compras planejadas, busca conveniência e pode estar aberto a compras por impulso, dependendo do esforço promocional das marcas”, afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra. “Saber reconhecer esses gatilhos de compra é importante para aumentar o tíquete médio e entregar uma experiência mais relevante para os clientes”, acrescenta.
Ainda conforme o levantamento, 98% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar itens de moda; Desses, 40% dos consumidores que pesquisam antes de comprar roupas, calçados e acessórios, utilizam sites de busca, seguido por 22% em Marketplaces, 16% em Aplicativos. E 10% pesquisam em Redes Sociais.
Meios utilizados para comprar
Quando a compra de roupas, calçados e acessórios é on-line, principal meio utilizado são marketplaces (55%). Em seguida, aplicativos de compra internacional, que possuem próxima relevância (52%). Em terceiro, “Sites de marcas que conhece/confia” (48%) também é uma das plataformas mais utilizadas pelos consumidores. O estudo ainda aponta que, embora a compra na loja física de itens de moda (35% compra mensalmente) já faça parte da rotina dos consumidores, sua frequência é menor do que nas lojas online quando a compra é feita via Smartphone (39% compra mensalmente) e apresenta características de compra diferentes.
Itens adquiridos em lojas físicas
As principais categorias de produtos adquiridas em lojas físicas são Calças/ shorts/ bermudas/ saias (53%) e Camisetas/ Tops/ Blusas/ Casacos (48%), enquanto na loja online são “Tênis” (61%) e Sapatos/ Calçados/ Sandálias/ Botas (60%).
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