Comércio

Com queda de 1,4%, atividade do comércio no Natal tem o pior resultado em três anos

Fim de semana da data comemorativa também registrou recuo de 10,7%

Publicado em: 26/12/2023 10:56
Última atualização: 17/06/2024 10:58

Os brasileiros gastaram menos no Natal de 2023, tornando a data a mais fraca dos últimos três anos, como mostra o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, divulgado nesta terça-feira (26). Segundo o levantamento, durante a semana do feriado, (18 a 24/12/2023) as vendas do varejo físico apresentaram uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado (18 a 24/12/2022).

ExclusivoGrupo Editorial Sinos

“Com a inadimplência marcando números recordes este ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano”, diz a análise da Serasa Experian.

No fim de semana da data comemorativa (22 a 24/12/2023), a queda foi ainda mais acentuada, chegando a -10,7% em relação ao mesmo período do último ano (16 a 18/12/2022). De acordo com Rabi, o fato do dia 24 ter sido um domingo pode ter influenciado a baixa no final de semana, já que é o dia mais fraco para o comércio.

Vendas em São Paulo seguem tendência nacional

Ainda segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas natalinas do varejo físico paulista, o maior mercado consumidor do País, também não foram animadoras e expressaram diminuição de 1,2% durante a semana (18 a 24/12/2023 x 18 a 24/12/2022) e -9,6% no final de semana (22 a 24/12/2023 x 16 a 18/12/2022).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Comércio
Matérias Relacionadas