Comércio

Calçados ajudam a puxar alta das vendas do varejo

Calçados foi um dos setores que contribuíram para a alta das vendas do varejo brasileiro em julho.

Publicado em: 12/09/2024 15:06
Última atualização: 12/09/2024 15:15

Tecidos, vestuário e calçados contribuíram para a alta das vendas do varejo brasileiro em julho. O aumento foi de 0,6%, recuperando parte da perda de 0,9% do mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor varejista cresceu 4,4%, marcando a 14ª alta consecutiva. No acumulado do ano (janeiro a julho), o avanço é de 5,1¨%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada, nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Siga o Exclusivo no Instagram

Do mesmo modo, com crescimento de 1,8%, tecidos, vestuário e calçados, foi o terceiro setor com a maior alta nas vendas do varejo nacional em julho.

Calçados foi o terceiro setor com a maior alta nas vendas do varejo em julho

Já, na comparação anual, registrando alta de 5,2%, tecidos, vestuário e calçados aparece como o quarto setor com a maior alta.

“Houve um crescimento nos cinco primeiros meses do ano que levou a uma condição de patamar bem alto, o maior da série histórica da PMC, em maio. Teve a queda de junho, mas a recuperação de julho é um ajuste nessa trajetória”, explica o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.

Nesse sentido, com a recuperação, o patamar do varejo em julho ficou 0,3% abaixo do recorde, de maio.

Varejo nos estados brasileiros

Na relação interanual, as vendas do comércio varejista cresceram em 25 estados, juntamente com Tocantins (18,1%), Paraíba (18,0%) e Piauí (16,4%) entre as principais altas. Roraima (0,0%) registrou estabilidade e houve uma queda: no Rio Grande do Sul (-4,6%).

Nesta comparação de julho de 2024 com julho de 2023, o comércio varejista ampliado registrou 26 estados com taxa positiva, com destaque para Goiás (17,2%), Piauí (15,7%) e Paraíba (15,0%). Neste índice, o Rio Grande do Sul (-0,9%) registrou queda no comércio varejista ampliado.

Newsletter do Exclusivo: Cadastre seu e-mail

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas