×

Black Friday faz e-commerce brasileiro registrar maior tráfego do ano

Black Friday faz e-commerce brasileiro registrar maior tráfego do ano

A Black Friday fez o número de visitas do e-commerce brasileiro crescer em novembro depois de três meses em queda. O que os players do setor não imaginavam é que o desempenho seria tão positivo: o pulo de quase um quarto (18,8%) no tráfego do mês passado representou o melhor resultado de 2022, impulsionado tanto pelos acessos via web (21%) quanto por aplicativos de smartphone (10,6%).

Em números absolutos, foram 2,63 bilhões de visitas únicas no mês – superando em 13% o outrora melhor desempenho do ano (2,33 bilhões, em julho). Os dados fazem parte do último Relatório Setores do E-Commerce, feito pela Conversion (São Paulo/SP), maior agência de Search Engine Optimization (SEO) no Brasil.

Segmento de moda

O segmento de Moda e Acessórios, que ainda sente os efeitos da sazonalidade pandêmica, subiu 25% em tráfego durante novembro e se recuperou de uma sequência decrescente que durava seis meses.

Marketplace

Segmentos mais robustos do e-commerce também cresceram em tráfego em novembro, com destaque para os marketplaces, que tiveram 20% mais visitas do que no mês anterior. Com 1,15 bilhão de acessos, foi também o melhor desempenho do varejo eletrônico em 2022. 

Marcas voltam a crescer

Na esteira da expansão da Black Friday, as plataformas e marcas que formam o e-commerce brasileiro também ganharam visitantes em novembro. Algumas mais do que outras, porém, dando mais peso às estratégias de cada uma.

Os resultados mais expressivos foram da Magalu, quarta colocada do ranking das mais acessadas do Brasil, que chegou a 141 milhões acessos únicos (alta de 38% na comparação a outubro), e da Americanas, que cresceu 34%, pulando de cerca de 91 milhões visitas para 123 milhões em novembro. “Ambas claramente tiveram mais sucesso no desenho de suas estratégias online para a Black Friday, já que conseguiram expandir o tráfego muito além do que os concorrentes diretos conseguiram”, observa o CEO da Conversion, Diego Ivo.

De fato, apesar da singapurense Shopee ter aumentado seu tráfego em 25%, ganhando mais de 35 milhões acessos no mês, as outras marcas que figuram no topo dessa lista tiveram curvas mais tímidas: o Mercado Livre, que segue na dianteira do ranking, teve alta de 5,1%. A Amazon Brasil subiu 2%. 

Share this content:

Publicar comentário