Comércio
6 desafios de atendimento no e-commerce B2B
No mundo digital, a expressão Business to Business (B2B) já é bastante conhecida. Em português, o termo significa "empresa para empresa".
Última atualização: 15/07/2024 16:38
No mundo digital, a expressão Business to Business (B2B) já é bastante conhecida. Em português, o termo significa "empresa para empresa" e é usado para descrever transações comerciais entre empresas através de plataformas on-line ou sistemas de comércio eletrônico especializados em atender às necessidades do mercado.
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Explorar esse tipo de comércio eletrônico é uma excelente maneira de alavancar as vendas, atender e fidelizar mais clientes, aumentar a visibilidade da marca e otimizar estratégias de marketing e relacionamento. No entanto, assim como em qualquer negócio, existem vários desafios. Superar cada um deles requer conhecimento sobre clientes, investimentos em tecnologia e abordagens estratégicas.
Então, se você vende para CNPJs, esse texto é para você. Confira a seguir as dicas de Galba Junior, VP de Vendas LATAM da Corebiz.
Personalização no B2B
No ambiente digital, é essencial personalizar a experiência do cliente para atender às necessidades específicas de cada empresa compradora, o que pode ser um desafio, já que existe grande diversidade de clientes e de exigências individuais. O maior desafio da personalização é como automatizar o processo sem robotizar a mensagem, afinal, o que as pessoas ainda mais gostam é de falar com alguém que resolva seu problema.
Integração de sistemas
Outro obstáculo diz respeito à integração entre as plataformas de e-commerce e os sistemas internos das organizações. O processo pode ser demorado, principalmente quando se trata de grandes volumes de pedidos e dados. No entanto, evite manualidades desde o primeiro momento, porque um erro neste ponto pode custar o crescimento ou a margem do seu negócio.
Segurança da informação no B2B
O B2B envolve frequentemente transações de alto valor e troca de informações restritas e sensíveis. Garantir a segurança de transações e de dados é fundamental para construir a confiança dos clientes. Lembre-se: o tamanho do problema não tem relação com o tamanho da solução. Não são necessários sistemas caros ou processos gigantescos para passar confiança ao seu cliente, mas é essencial gerar transparência e alinhamento de expectativas durante todo o processo de compra.
Relacionamento com o cliente
Manter um bom relacionamento com o consumidor também pode ser desafiador. É necessário investir em sistemas eficazes para gerenciar interações, histórico de compras e informações importantes de cada cliente. Envolver o time de vendas “tradicional” é um fator de sucesso nos principais projetos B2B de várias empresas.
Concorrência de mercado
No digital, empresas enfrentam uma competição global intensa e cada vez maior. Diante disso, é necessário que empresas B2B desenvolvam estratégias de marketing diferenciadas para garantir destaque em um mercado concorrido e disputado. Acredito nisso principalmente porque, hoje, 75% dos compradores B2B têm menos de 35 anos, mas já possuem experiências e expectativas muito alinhadas com o que podem explorar no mundo B2C. Além disso, há muito mais concorrência, ciclos de vendas mais longos, esgotamentos etc.
Logística
A entrega pontual e eficiente de produtos é fundamental no comércio B2B. As empresas precisam lidar com desafios logísticos, como gerenciamento de estoque e transporte. Caso contrário, a experiência do cliente pode não ser satisfatória e prejudicar o negócio.
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