Comércio
5 dicas para montar uma vitrine de sucesso
Aprenda a montar uma vitrine de sucesso e garanta que a mensagem da sua loja seja compreendida pelos clientes.
Última atualização: 14/10/2024 17:28
Apesar de todas as facilidades proporcionadas pelo e-commerce, o varejo físico ainda é um diferencial. A ascensão das compras pela internet não diminui o valor da experiência presencial, muito pelo contrário, fortalece e gera expectativas. E uma das formas de chamar a atenção dos consumidores para o comércio local é por meio de uma vitrine bem elaborada. Afinal, ela é o primeiro ponto de contato do público com a loja. Por isso, confira a seguir cinco dicas para montar uma vitrine de sucesso.
Como elaborar uma vitrine atrativa
1 - Informações importam
Aproveite o fluxo de pessoas que transitam pelo local e destaque informações relevantes. Você pode incluir, por exemplo, o nome do perfil nas redes sociais ou o endereço do site em vitrines e fachadas. “Porque às vezes as pessoas estão passando com pressa, sem a intenção de comprar naquele momento, mas este tipo de informação gera a oportunidade de que, depois, elas busquem mais detalhes sobre a loja e retornem até ela com mais calma e em outro contexto”, explica a estrategista de Marketing, Priscila Marocco.
2 - Gere desejo de compra
Com relação aos produtos na vitrine, busque sempre destacar algo que desperte o desejo de compra e motive os clientes a entrarem na loja. “Pode ser um calçado que está na moda, ou algo que você sabe que sempre vende muito bem. No entanto, busque um equilíbrio. Exponha um calçado que seja diferente - e talvez não agrade a todos - mas inclua na composição outros modelos que conversem com diferentes estilos”, complementa.
3 - Conte uma história
A terceira dica é pensar no storytelling, ou seja, elaborar a vitrine de forma que ela conte uma história. Vale, ainda, entender quem é o seu público-alvo para que a comunicação seja assertiva. “Hoje, o mais relevante é que a mensagem da vitrine seja clara. Para que as pessoas que estejam passando por ela consigam compreender rapidamente o que a sua marca quer dizer”, analisa Priscila.
4 - Estética em destaque
Se possível, tente trabalhar de forma que as cores combinem entre si. Você pode explorar a cartela de um tom, investir no monocromático ou, ainda, trabalhar com blocos complementares. “Através da cor, de elementos de repetição, e de algo que quebre padrões, é possível montar uma vitrine de sucesso”, orienta a especialista.
5 - Conheça os lançamentos pessoalmente
Nada substitui a experiência de ver os produtos ao vivo. Por isso, a BFSHOW é a oportunidade ideal para explorar de perto os novos lançamentos da indústria calçadista, absorver as tendências e encontrar inspirações para sua vitrine.
Depois da vitrine, a experiência de compra
As previsões de mudanças de comportamento e hábitos a médio e longo prazo apontam que as pessoas passarão cada vez mais tempo sozinhas ou em casa. Nesse contexto, o ritual de compra será uma oportunidade de socializar, sair da rotina e vivenciar algo novo.
“Ir até a loja não é o único meio para se obter o produto, mas será uma escolha. Aqui temos uma virada de chave do conceito de ponto de venda para o ponto de encontro. A loja não é mais apenas o local de compra, mas um espaço para conectar marca e consumidor e oferecer informação, educação e entretenimento através de uma experiência sensorial incrível e única”, explica a estrategista de Marketing, Priscila Marocco.
Na opinião da especialista, o foco em 2025 deve ser construir um negócio sólido, que não seja abalado por mudanças de algoritmos, fim de redes sociais ou início de novas. “Sempre haverá novidades na maneira de se comunicar. É preciso se manter atualizado e se adaptar, mas nunca esquecer que, na verdadeira hora do show, a mágica acontece no offline. Aquele post incrível é esquecido em instantes, o que o cliente vivenciou na sua loja será lembrado para sempre.”
Conheça mais sobre a BFSHOW
Agora que você já sabe como montar uma vitrine de sucesso, está na hora de garantir os melhores produtos para expor na sua loja. Por isso, a dica é participar entre os dias 11 e 13 de novembro da BFSHOW, a maior feira voltada ao setor calçadista do Brasil. Lá, você encontra os lançamentos em calçados para o outono/inverno 2025 nos segmentos infantil, feminino, masculino e esportivo.
O evento chega à sua terceira edição em um novo e definitivo local. Será no recém reformado Distrito Anhembi, em São Paulo, com 11 mil metros quadrados de área expositiva. Mais de 290 marcas brasileiras estão confirmadas na mostra e a expectativa é de que 10 mil compradores nacionais e internacionais visitem a BFSHOW.
Os lojistas já podem fazer o credenciamento antecipado e gratuito em bfshow.com.br. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e organizado pela NürnbergMesse Brasil.
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