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Maximizando vendas on-line na Black Friday

Momento é de planejar campanhas e ações para uma das datas mais importantes do comércio brasileiro

Publicado em: 25/10/2023 09:07
Última atualização: 29/07/2024 09:09

A Black Friday está chegando, com um cenário muito positivo em comparação aos anos anteriores. Após a pandemia e a Copa de 2022 – que acabou roubando a atenção do público, tirando o foco da maior liquidação do ano –, a previsão é de crescimento em 2023. Agora é o momento de planejar campanhas e ações para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de vendas on-line na sua loja.

Apresente abordagens promocionais diferentes: opte por campanhas mais criativas e inovadoras: para estabelecer uma conexão com o cliente e prender sua atenção. Adote um design mais dinâmico, repleto de elementos visuais diversos, estimulando a curiosidade e envolvimento. Campanhas com alguma temática além da Black Friday em si, tem muito mais chances de chamar a atenção e gerar conversão.

Desperte o interesse dos seus consumidores: para envolver e atrair os clientes durante a Black Friday, as marcas podem fomentar a curiosidade usando palavras-chave que ampliem esse sentimento, principalmente na divulgação feita por canais diretos como e-mail, SMS e WhatsApp. Exemplo: "oportunidades exclusivas esperam por você neste e-mail" ou "que tal dar uma olhada nas melhores ofertas da Black Friday?"; esta abordagem irá suscitar o interesse dos clientes e incentivá-los a abrir as mensagens em busca das oportunidades imperdíveis.

Crie uma sensação de urgência: essa estratégia é uma excelente maneira de motivar os clientes a agir rapidamente para aproveitar as ofertas antes que se esgotem. Adicione um relógio com contagem regressiva no topo do e-mail ou no próprio site para reforçar ainda mais essa noção de urgência. Além disso, use expressões como "estoque limitado do produto X" ou "nossas ofertas terminam amanhã, não perca essa chance".

Adote descontos progressivos: com essa tática, a loja incentiva o cliente a adicionar mais itens ao carrinho para obter um desconto maior no momento da compra. Esse benefício pode ser aplicado a uma categoria específica ou a produtos selecionados. Utilizar descontos progressivos pode aumentar a percepção de vantagem para o consumidor, afetando menos a margem de lucro do varejista.

Estimule o cross-selling, recompras e carrinho abandonado: essas estratégias são eficazes para incentivar o consumidor a efetuar uma segunda compra, motivando-o a adquirir produtos complementares. Apresente uma oferta personalizada com produtos que sejam do interesse e pertinentes ao cliente, aumentando assim as chances de conversão. Também podemos oferecer cupons de desconto para a próxima compra até mesmo incentivos multicanais, por exemplo: compras no site podem gerar benefícios para compras na loja física.

Ao apresentar abordagens criativas aliadas ao estímulo à curiosidade, senso de urgência e descontos progressivos, as lojas podem alcançar maior sucesso durante a Black Friday. Além de atrair a atenção do público, essas estratégias contribuem para uma experiência de compra mais atraente e personalizada, incentivando a fidelização do cliente, e, por consequência, a empresa bate suas metas e atinge o crescimento desejado.

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