A época do intrínseco digital

14.06.2021

Mês passado eu estava ministrando uma aula de Varejo de Moda em um curso de pós-graduação e, ao planejar o conteúdo da disciplina, percebi que eu não tinha mais como falar sobre varejo sem correlacionar com os conceitos de e-commerce, vendas online ou digitalização. Para quem cresceu em uma organização de varejo baseada em lojas físicas, shopping centers e fluxo de clientes, toda esta transformação é uma virada de chave muito importante.

Aqueles conceitos básicos do varejo continuam valendo (e muito), mas agora precisam atender as características singulares do varejo digital – afinal, é neste cenário para o qual estão todos olhando. A teoria precisa se adaptar à realidade, até mesmo porque, meus alunos pouco entenderiam na prática como funcionaria um varejo exclusivamente off-line.

Só para citar um exemplo, observemos o “P” de público: hoje, ele pode ser facilmente confundido com audiência ou seguidores de redes sociais. Uma vez que, boa parte dos seus clientes potenciais devem estar, de alguma forma, ligados à sua marca ou loja através da internet.

Aproveitando a temática do ensino, acredito que nós, profissionais de varejo, tenhamos aprendido a lição. Não é qualquer desafio que nos pega de calças curtas. Entendemos que não basta conectar à internet e manter o pensamento de varejo físico, pois novas necessidades vão surgindo no mercado e, quem quer estar à frente, precisa se adaptar a elas.

O ponto fundamental, como já comento há alguns meses, é não esquecer que o varejo é um tipo de serviço muito específico. O papel da venda é entregar o produto certo, na hora certa, com preço certo e, principalmente, com a maior conveniência possível para o nosso público. A certeza que eu posso dar é que, de alguma forma, esta conveniência desejada, em um dado momento, passa por algum meio digital.

A conveniência digital, portanto, é intrínseca ao negócio varejista contemporâneo. Obviamente, para cada negócio e posicionamento são exigidos formatos singulares de presença online, seja em um simples contato por mensagem de texto ou uma live show na qual o cliente pode fazer compras ao vivo.

O que seu negócio precisa é compreender as novas demandas de consumo dos seus clientes, surpreendendo-os em espaços e interações criativas nos canais mais prováveis de conversão em compras. Pode parecer complexo, mas barriga no balcão já não adianta mais de muita coisa.

Daniel Keller

Daniel é head de vendas para indústria e varejo, criador e gestor da agência Start de Estratégias e Marketing Digital. Professor universitário e palestrante nas áreas de varejo, marketing e moda.

VEJA TAMBÉM...

O que valorizar na hora da contratação

12.02.2021
Como já desenvolvi muitas equipes, acompanhei e realizei processos seletivos para empresas e eduquei investidores para entenderem o varejo, sei que essa é uma dúvida frequente. Determinadas características são fundamentais para uma equipe de vendas que entregue valor e resultado aos negócios. Na hora do processo seletivo, temos que priorizar alguns pontos básicos que possibilitarão um posterior desenvolvimento ou, até mesmo, uma adequação ao modelo de trabalho da sua empresa. No entanto, algumas características pessoais facilitam muito o trabalho de gerenciamento dos colaboradores de vendas. “Você tem disponibilidade e flexibilidade de horários” é uma pergunta importante, mas ela costuma contar com respostas prontas. Por isso, algo que costumo valorizar é algo sutil, mas que faz toda a...

Segurança na compra

16.11.2020
A segurança antes, durante e depois da compra tem sido um fator relevante para os consumidores decidirem em qual loja adquirir o seu produto. Essa é uma regra que tem influenciado as lojas a revisar seus formatos de atendimento, comunicação e, inclusive, sua arquitetura. Alguns movimentos de mercado já mostram tendências para o contexto de pandemia e pós-pandemia. O ponto principal está na revisão constante de estratégias e ações para garantir processos de compra cada vez mais eficientes e seguros. O cliente encontra a loja pela internet, escolhe alguns produtos e entra em contato. O retorno demora, as políticas de venda não ficam claras mas, ainda assim ele insiste em ir até a loja física. Chegando lá, uma estrutura despreparada para o atendimento, equipe desajeitada com os EPI’s e com as normas de...

2021 será como nos dedicarmos a desenhá-lo

05.10.2020
“Como será o ano de 2021?” me interrompeu um participante de um webinário em uma universidade. Confesso que tive que pensar bastante antes de devolver qualquer coisa ao aluno. Ainda que latente, essa pergunta tem sido uma das mais complexas de serem respondidas nos últimos tempos. Esta dúvida veio de um acadêmico, mas, com certeza, ronda a mente de qualquer empresário.  Aproveitando a “deixa”, vou listar aqui alguns pontos que considero interessantes: 1 – Como qualquer ano, 2021 será um resultado do que desenhamos em 2020. O cenário é mais complexo, com certeza. Mas, o método é constante! Não se perca em um desenho complexo. Como costumo dizer nas minhas consultorias, faça o básico muito bem feito e já estará à frente de grande parte do mercado. O que não adianta...

Formato de gestão que nunca poderia ter sido diferente

07.07.2020
Cliente no centro, eliminação de barreiras, revisão de preços e comunicação intensa com foco em conteúdo são temas recorrentes – inclusive, podemos escolher umas 3 ou 4 lives por dia falando sobre estes assuntos. Todas as vezes que vejo “fulano de tal” ao vivo já imagino uma sequência de verdades úteis que já deveriam estar sendo aplicadas há muito tempo. Confesso que me assustei quando comecei a ouvir falar de um novo formato de gestão de vendas – afinal, esperava uma grande novidade. No entanto, vi aplicadas uma a uma daquelas verdades, até então exclusivas da academia, para um os negócios “de verdade”. Ouça seus clientes e facilite suas vidas, sejam colaborativos, projete antes de aplicar, crie formatos de trabalho mais flexíveis eram coisas que só...

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.