Lojas de franquias de moda somam R$ 23,6 bilhões em vendas no Brasil

14.03.2023 - Michel Pozzebon | Exclusivo

O mercado brasileiro de franquias faturou R$ 211 bilhões no ano passado, um crescimento nominal de 14,3% em relação a 2021. Segregando o segmento de moda, representado por 412 redes – cerca de 22.780 lojas e que geram 170 mil empregos diretos –, a comercialização soma R$ 23,6 bilhões, incremento de 7,1% (na comparação com 2021). As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

"O mercado de moda segue em ritmo de crescimento, sendo um dos segmentos que mais cresceram em 2022 mesmo contra um 2021 já em início de recuperação (principalmente no último semestre quando tivemos a flexibilização e intensificação dos eventos sociais). Com crescimento de 7,3% em relação a 2021 e 18% superior a 2020", comenta o diretor regional da ABF no Sul, André Belz.

Foto: Divulgação.
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André Belz

Atualmente, são 48 marcas associadas à ABF, que atuam no subsegmento de calçados, representando 4.942 unidades - 34% do total de unidades das marcas associadas da ABF. No ano passado, em relação a 2021, a entidade manteve a quantidade de etiquetas associadas neste subsegmento - com exceção da realocação da Lez a Lez e Picorruchos, que migraram para o subsegmento de vestuário. Ainda assim, houve crescimento de 5,7% em relação ao número de unidades.

No ano passado, a área de franchising, principal frente de mercado da marca de calçados e acessórios Jorge Bischoff (Igrejinha/RS), em relação a 2021, expandiu 20% sua rede - chegando a cem lojas exclusivas -, enquanto que o faturamento total das operações cresceu 60%, com unidades que alcançaram R$ 1 milhão em vendas no mês de dezembro. Foram 30 contratos assinados ao longo de 2022, para abertura de lojas no País.

Expansão dos negócios

No ano passado, além dos 30 contratos assinados para novas lojas (que estão em fase de abertura), a empresa abriu 17 novos estabelecimentos de franquias no País. Em 2023, a marca que completa 20 anos de mercado segue com planos ambiciosos. “Este momento tão importante será tanto de ações comemorativas quanto de aceleração dos negócios. Está em foco dobrar o tamanho da nossa rede de franquias, chegando a 200 operações em até dois anos”, projeta o CEO, Jorge Bischoff.

Em duas décadas, a grife Jorge Bischoff também expandiu em âmbito global: está presente em mais de 700 vitrines, por meio de parcerias com lojistas multimarcas. Neste canal, o avanço foi de 30% perante 2021.

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Franchising, principal frente de mercado da Jorge Bischoff

Dobrou o número de franquias

A marca de calçados Piccadilly (Igrejinha/RS) dobrou o número de franquias em 2022 e projeta chegar a 51 unidades abertas neste ano. As franquias representam 2,5% do faturamento da indústria e teve crescimento de 33% nas vendas no período das festas de fim de ano. A base de dados possui 80 mil clientes.

“Estar onde nossa consumidora deseja é uma estratégia importante para conhecer mais sobre a sua jornada de compra. Por isso estamos ampliando nossa atuação no canal monomarca. No Brasil, por meio de franquias, e no exterior por meio de lojas exclusivas e licenciadas. Já estamos presentes em 12 Estados com 28 franquias, e no exterior, através do licenciamento, já são 12 lojas em seis países”, frisa o head de franquias da Piccadilly, Marcos Finokiet.

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