Vendas do varejo devem registrar aumento nominal em novembro e nos próximos dois meses

24.11.2022 - Redação Exclusivo

O varejo brasileiro deve ter aumento nominal de vendas, sem descontar a inflação, de 4,9% em novembro e de 2,2% em dezembro, na comparação com os mesmos meses de 2021. Para janeiro do próximo ano também há projeção de crescimento nominal de 4% em relação a janeiro de 2022. As estimativas são do Índice Antecedente de Vendas (IAV) do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

No IAV setorial de outubro, o segmento de calçados apresentou variação positiva de 10,8%. Em relação às projeções nominais para os próximos três meses, o varejo calçadista deve ter altas de 17,4% em novembro, 18,6% em dezembro e 9% em janeiro.

Quando descontado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), o índice projeta retração de 1,0% para novembro, 3,6% para dezembro e 6,4% para janeiro de 2023, também sempre comparado com os mesmos meses do ano anterior.

Impacto nas projeções

Para o final do ano, alguns fatores políticos, devido às eleições, e a redução de impostos em diversas categorias de produtos impactaram nas projeções. “O IAV tem antecipado com precisão o que é efetivamente realizado pelo varejo com três meses de antecedência”, afirma o presidente do IDV, Jorge Gonçalves Filho.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.