Fluxo e vendas no varejo crescem em outubro

25.11.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Entre setembro e outubro, o fluxo de consumidores do varejo brasileiro subiu tanto em lojas físicas quanto em shopping centers. É o que mostra o levantamento do IPV – Índice de Performance do Varejo, organizado pelo venture capital HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Em outubro, as lojas físicas tiveram aumento de 14% no fluxo de visitas na comparação com setembro. Os shopping centers, por sua vez, cresceram 10%. As lojas localizadas em ruas receberam 8% a mais de visitas no levantamento mensal, enquanto os estabelecimentos nos centros de compra avançaram 16%.

No comparativo anual, os shopping centers permanecem com movimento positivo: 26% em relação a outubro de 2020 – no acumulado do ano, a alta é de 21%. Já as lojas físicas caíram 11% na análise, com acumulado de 2021 em queda (-7%). Os resultados estão associados à menor quantidade de visitas principalmente em lojas situadas na rua, cuja variação foi de -18% no período, ante o crescimento de 8% em lojas que atuam dentro de shopping centers.

O Índice de Vendas aponta crescimento tanto na comparação anual quanto na mensal. Em relação a setembro de 2021, a quantidade de cupons, ou seja, o número de vendas, cresceu 12% para as lojas situadas em shopping centers e 4% para lojas localizadas na rua. O faturamento também teve performance ascendente nos dois tipos de estabelecimento, registrando alta de 11% e 1%, respectivamente.

Dia da Criança

O que explica os indicadores positivos mensais em outubro é o Dia da Criança, uma das datas mais importantes do varejo brasileiro. O fluxo em shopping centers foi 36% maior em relação a 2020, apesar de ainda estar muito abaixo do registrado em 2019 (-30%). Nas lojas físicas curiosamente houve recuo de -2,6%, na comparação com o ano anterior.

As vendas do Dia das Crianças, por sua vez, retornaram ao período pré-pandêmico. Nas lojas situadas em shopping centers, o faturamento em 2021 teve alta de 26% em relação a 2020 e de 19% em 2019. A quantidade de cupons também cresceu: 34% na comparação com o ano passado e 4,5% com 2019.

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