Eduardo Isaia: expert na arte de comprar

17.11.2021 - Luana Rodrigues

Foto: Marilice Daronco
Eduardo Isaia
Honestidade e comprometimento são valores que Eduardo Isaia pretende deixar como legado do seu trabalho à frente da Eny Calçados (Santa Maria/RS). Já são 46 anos de dedicação à empresa, que está prestes a completar o seu primeiro centenário. Isaia começou no depósito e passou por vários departamentos até chegar à direção da Eny, fundada pelo seu tio Salvador Isaia. Hoje, são sete lojas segmentadas, todas na região central do Rio Grande do Sul. Expert da área de compras, ele conta como faz para ter sucesso nas escolhas a cada nova coleção e relembra sua trajetória na empresa.

Como foi o seu início na Eny Calçados? Por onde você começou a trabalhar?
Como a empresa é familiar, acompanho desde criança. Eu me lembro que eu gostava muito que chegassem as férias para ir ajudar na loja e abrir mercadorias. Fui efetivado em março de 1975, trabalhando no depósito, que era onde eu queria começar. Logo depois fui para a venda no balcão, que eu considero a maior escola da minha vida, a maior faculdade que eu fiz foi trabalhar de balconista na venda direta com o consumidor. Lidar com pessoas não tem coisa melhor! Em 1978 comecei a supervisionar as lojas também. Um ano depois, meu tio precisava de alguém que o acompanhasse nas compras (ele fazia uma parte e meu pai, outra) e nesse período eu passei a ser sócio da empresa também. Em 1993 meu tio faleceu e assumi toda a parte de compras que ele fazia: segmento infantil, segmento masculino, os artigos de viagem, acessórios masculinos e uma parte que era mais "modinha" do feminino, porque meu pai comprava o feminino em geral. E aí eu fui viajando, correndo pra cá e pra lá, comprando, até que o meu pai, com mais de 90 anos, se aposentou (embora mesmo aposentado tenha continuado na empresa até os 97 anos). E aí eu assumi todas as compras do feminino.

Hoje você ainda é responsável por todas as compras?
Não, hoje eu consegui formar pessoas aqui dentro da empresa para me ajudar. Continuo comprando o infantil, mas já passei o segmento masculino e tenho uma pessoa que me ajuda no feminino, mas eu ainda auxilio, especialmente no início de estação, para escolher as modelagens, as tendências, já que hoje nosso carro-chefe é o feminino e os artigos esportivos. Com isso, eu consigo tempo para visitar mais as lojas que é uma coisa que eu gosto muito. Porque quem compra precisa estar conectado com quem vende ou, então, não dá certo.

E como é esta relação entre o lojista e os fabricantes?
Uma coisa que me dá muita satisfação é trocar ideias com as fábricas tradicionais, que eu já trabalho faz tempo, para discutir no início de coleção as tendências, falar com os designers. E é muito importante manter essa conexão entre o fabricante e o lojista para acertar as coleções. Tudo isso só traz benefícios. É por isso que eu digo que as feiras são muito importantes, porque é onde tu podes dialogar diretamente com os fornecedores.

Nesta trajetória de 46 anos de empresa, qual foi o seu principal desafio?
O principal desafio, na minha área que é de compras e também de vendas, é acertar a modelagem. Porque comprando certo tu vais vender certo. Então é preciso acertar na escolha das tendências, na numeração, além de buscar muita informação. O segundo passo é saber comprar na quantidade certa, para que não sobrem calçados e tu não tenhas que fazer liquidações. Eu sempre digo que a liquidação é a maior despesa que tu tens dentro da empresa. Porque se comprou e teve que liquidar 20% do estoque, trocou dinheiro e teve prejuízo.

E como você sabe o que fará sucesso com o seu cliente?
Primeira coisa: quem manda na empresa é o cliente e você tem que conhecer ele, depois você busca as tendências. Após as compras eu chamo os gerentes e alguns vendedores para que eles tenham conhecimento sobre as novas coleções e o que promete estar na moda, para que eles passem isso aos consumidores. E tem muito do feeling, sabe? De olhar para o calçado e saber se ele vai vender ou não. Isso a gente não sabe como explicar.

A Eny Calçados está quase completando 100 anos. Qual é a receita do sucesso?
Eu costumo brincar que a Eny é uma jovem empresa de 97 anos. Porque a gente está sempre querendo melhorar, sempre inovando, e as nossas lojas são bem modernas. Então, isso faz com que a gente fique no mercado. Não podemos nos acomodar e já temos pessoas da nova geração na empresa.

Então vocês já estão trabalhando a sucessão familiar?
Sim, meu primo Rafael já tem um filho trabalhando. O Guido, que faleceu recentemente, também tem um filho aqui trabalhando. Já estamos preparando a nova geração para assumir a empresa no futuro.

E como foi passar pela pandemia com o varejo físico fechado?
Essa pandemia nos fez ver muitas coisas que estavam relapsas dentro da empresa. Não adianta ter quantidade, o principal é ter qualidade. Foi bem complicado! Principalmente nesse ano, em março, quando fechou de novo. A segunda onda foi a pior porque nos pegou no início do mês, com folha, aluguéis e fornecedores para pagar. Quando estava começando a dar uma melhorada, voltou tudo de novo. A pandemia foi péssima, mas para os negócios foi um aprendizado. A gente aprendeu a olhar para dentro da empresa, ver aquilo que era supérfluo e tornar a empresa mais enxuta e, principalmente, mais rentável. O lado bom é que saímos mais fortalecidos.

Quais legados que você pretende deixar como gestor da Eny Calçados?
A gestão da Eny não é somente minha. Ela começa desde a faxineira até a direção. Todas as pessoas são gestores porque isso é uma corrente. Onde um elo se rompe, afeta a todos. Aqui nos preocupamos em ter todas as pessoas compromissadas. Como se fossem todos gestores. Então eu sou apenas um elo. A Eny é uma empresa honesta em qualquer âmbito que ela atue e é isso que a gente deixa como legado: honestidade e comprometimento.

ENY CALÇADOS

Foto: Marilice Daronco/Divulgação
Unidades da Eny Calçados ficam em Santa Maria/RS

Fundação da empresa: 7/10/1924
Cidade sede: Santa Maria/RS
Unidades: Sete
Colaboradores: cerca de 200
Segmentos: masculino, infantil, feminino, esportivo e boutique
Site: www.eny.com.br

 

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