Vendas no Dia dos Namorados devem chegar a R$ 1,8 bilhão, estima Alshop

02.06.2021 - Redação Jornal Exclusivo

As vendas no Dia dos Namorados no Brasil em 2021 devem totalizar R$ 1,8 bilhão. A estimativa é de um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), com base em dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O resultado corresponde a uma alta de 29,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando quase todo o comércio físico estava fechado. Já, se comparado com a mesma data em 2019, representa uma queda de 4%.

"Após o ano de 2020, aprendemos muito com a pandemia e mesmo neste cenário, vemos uma boa expectativa econômica com a sexta revisão de aumento do PIB para este ano e 1,2% de elevação no primeiro trimestre, o que certamente é uma boa surpresa", explica o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Para a data, o comércio se prepara para receber o público, lojas já iniciaram ações comerciais e promoções investindo em divulgação e propaganda para aumentar as vendas no período. Neste ano, boa parte das lojas de shopping estão abertas ainda que em horário sensivelmente reduzido e com capacidade limitada.

"A expectativa do setor subiu ainda mais quando começamos a ver um movimento para volta do funcionamento por 12 horas diárias. Independente disso, entendemos que os lojistas estão cautelosos com esse momento de reabertura enquanto avançamos lentamente com os números da pandemia, mas seguimos confiantes no processo de vacinação e aplicamos protocolos rígidos nas lojas de shopping que vem se destacando como ambientes seguros de compra e de serviços aos consumidores", comenta Sahyoun.

Calçados entre os itens mais procurados

Segundo o levantamento, os itens mais procurados nesta data serão vestuário feminino e masculino, moda íntima, artigos para dormir, maquiagem e cosméticos, calçados e acessórios, chocolates e flores. Os itens eletrônicos, antes campeões de vendas, ficam em segundo plano como os smartphones impactados pela alta do dólar.

Tíquete médio

Cerca de 50% dos consumidores pretendem comprar algum presente nesta data em todo o País. E, destes, 60% pretende gastar entre R$ 50 e R$ 200 até o dia 12 de junho. Outros 20% pretendem consumir mais do que R$ 200 nesta data, enquanto a minoria irá comprar algo com valor inferior a R$ 50.

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