Indústria calçadista criou 40 mil vagas em 2022

04.10.2022 -

Entre janeiro e agosto, a indústria de calçados gerou 40 mil postos de trabalho. Somente em agosto foram mais de 5 mil vagas criadas. Com o registro, o setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente na atividade em todo o Brasil, o melhor estoque de empregos do setor desde outubro de 2015. No comparativo com agosto de 2021 o crescimento é de 16,5%. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base na pesquisa de emprego do MTE.

O Rio Grande do Sul, que emprega 27% da mão de obra do setor calçadista brasileiro, gerou 8,78 mil postos de trabalho entre os meses de janeiro e agosto. Com isso, a atividade somou 84,65 mil pessoas empregadas, 13,8% mais do que no mesmo período do ano passado.

O segundo estado que mais emprega no Brasil é o Ceará, que responde por 22% dos empregos gerados na atividade. Entre janeiro e agosto, as fábricas calçadistas cearenses criaram 7,8 mil vagas, encerrando o mês oito com 69,35 mil pessoas empregadas no setor, 14% mais do que no mesmo mês do ano passado.

Gerando 7,9 mil vagas nos oito primeiros meses do ano, e somando um total de 43,63 mil pessoas na sua indústria de calçados, a Bahia é o terceiro estado que mais emprega no País. O crescimento na relação com agosto do ano passado é de 30%.

O quarto estado que mais emprega no setor é São Paulo. Nos meses de janeiro a agosto, as fábricas paulistas geraram 6,9 mil vagas, encerrando o oitavo mês do ano com 35,7 mil pessoas empregadas na atividade, 20,5% mais do que no mesmo período do ano passado.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.