Calçadistas adotam produção mais sustentável e com menos resíduos

13.09.2022 - Michel Pozzebon | Exclusivo

Foto: Divulgação
Linha de calçados Reconforto da Usaflex exige 40% menos insumos em sua produção
Assim como vários outros conceitos e atributos, a sustentabilidade deixou de ser diferencial e passou a se configurar como necessidade. Na indústria de calçados, uma produção cada vez mais sustentável, se configura a partir da utilização de menos matérias-primas oriundas de combustíveis fósseis, racionalização dos recursos naturais e que gerem menos resíduos, por exemplo.

A fabricante calçadista Usaflex (Igrejinha/RS) reformulou, recentemente, a linha Reconforto, uma coleção de calçados com menos componentes em sua composição e que exige 40% menos insumos. "No atual modelo disponível da linha utilizamos basicamente seis componentes, enquanto em um tênis similar tradicional seriam necessários praticamente o dobro", explica o gerente de inovação da Usaflex, Alexandre Matte Junior.

A palmilha em EVA verde é renovável, produzida a partir da cana-de-açúcar, reduzindo forrações, processos e resíduos. No cabedal, a fabricante optou por não-tecido 100% poliamida. "Assim não utilizamos tecidos internos, espumas, panos e reforços. A microfibra de poliamida é integralmente produzida com químicos de base água e, além disso, esses efluentes são isentos de substâncias restritas e 100% tratados antes de voltarem para o meio ambiente", sustenta.

O solado em EVA é confeccionado com 19,67% de EVAs reciclados, 4,98% de pó de borracha de pneus descartados e 10,89% rejeito de EVA moído.

Alexandre Junior explica que internamente não houve investimento da empresa, já que foi utilizada a rede de inovação e articulação junto à cadeia de fornecimento para busca de materiais alternativos e que contassem com menor impacto ambiental.

"Legado único"

O Free Hug é um tênis da Melissa (Farroupilha/RS) produzido com EVA biobased composto por cana-deaçúcar, que emite 20% menos CO2eq – unidade de medida que traduz os gases de efeito estufa em termos equivalentes ao CO2 (dióxido de carbono) – na atmosfera.

Os demais calçados da marca são produzidos com plástico de uso contínuo, atóxicos e livres de substâncias restritas. Entre os materiais empregados estão PVC 100% reciclável e incluem em média 30% de material reciclado na composição.

“Para além da moda, nossos produtos carregam atitude. Temos muita história, um longo caminho percorrido e assim construímos um legado único e potente. Mudamos o jeito que o mundo enxerga os sapatos de plástico”, pontua a gerente geral da Melissa, Raquel Scherer. 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.