Calçadistas são premiadas por suas estratégias inovadoras no mercado externo

16.08.2022 - Michel Pozzebon | Exclusivo

Foto: Fabiano Lucietto Panizzi/Divulgação
Ao todo, 68 empresas gaúchas, de diferentes segmentos, receberam a distinção na capital
Três fabricantes calçadistas dos Vales do Paranhana e do Sinos conquistaram o 50º Prêmio Exportação RS. A Calçados Piccadilly (Igrejinha/RS) e a Werner Calçados (Três Coroas/RS) receberam a distinção na categoria Destaque Setorial - Calçados, Couros e Artefatos, enquanto que a Calçados Beira Rio S.A. (Novo Hamburgo/RS) venceu em Destaque Avanço Global. A premiação - que reconheceu 68 empresas de diferentes segmentos que obtiveram os melhores resultados e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado externo - foi entregue pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), no dia 11 de agosto, em Porto Alegre/RS.

A Piccadilly conquistou o prêmio pela 13ª vez. Atualmente, a empresa exporta 35% da produção para cem países. "O prêmio demonstra o quanto somos capacitados, nos destacando entre os concorrentes e dando à marca uma grande visibilidade internacional", destaca a gerente de exportação da Piccadilly, Bruna Kremer.

Werner Arthur Müller Junior, diretor da Werner Calçados, avalia a conquista da premiação pela empresa, que destina 45% da produção anual de 200 mil pares a 40 países. "É o reconhecimento de que estamos trilhando o caminho correto de nossa razão de existir, que é a valorização do poder feminino e a autoestima das mulheres ao redor do mundo."

A Calçados Beira Rio atribui o reconhecimento na categoria Avanço Global à sua estratégia de expansão internacional. No ano passado, a empresa conquistou oito novos mercados. Entre os produtos mais exportados estão as sapatilhas da Moleca, com 1 milhão de pares e o escarpin linha 1184 da Vizzano, com meio milhão de pares.

Distinção Ouro

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo FCC (Campo Bom/RS) conquistou o Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial – Química, Medicamento e Farmoquímicos – e ainda recebeu a distinção Ouro. “Receber um prêmio com esta credibilidade é o reconhecimento de todo um trabalho que estamos realizando nos últimos anos na área de exportação, e nos traz prestígio e visibilidade a nível nacional”, comemora o diretor comercial, Marcelo Garcia.

Atualmente, o Grupo FCC exporta para 20 países. A participação da empresa no mercado externo teve início em meados dos anos 2000, como meio de utilizar a tecnologia já consolidada no Brasil para alcançar outros mercados. O setor calçadista, como um todo, constitui 20% das vendas no exterior.

Alcançar mais mercados no exterior

A Noko Química (Portão/RS) venceu o Prêmio Exportação RS pela oitava vez. A empresa foi vencedora na categoria Destaque Setorial – Química, Medicamento e Farmoquímicos. "A conquista deste prêmio nos motiva e mostra que estamos no caminho certo para alcançarmos nossos objetivos que são buscar o crescimento dos negócios e alcançarmos mais mercados com a exportação, mantendo e melhorando a qualidade de nossos produtos", afirma o diretor-presidente da companhia, Ivo Schuler.

A fabricante química, com produtos para todos os estágios do couro (da ribeira ao acabamento), exporta para países como China, Taiwan, Índia, Estados Unidos, México, Tailândia, Paquistão, Vietnã, Equador, Guatemala, Chile, Peru, Colômbia, República Dominicana, África do Sul, Uruguai e Argentina.

"Exportação como caminho para o desenvolvimento econômico"

Na avaliação do CEO do Prêmio Exportação RS, Edmilson Milan, a exportação tem papel fundamental na melhoria dos processos internos das empresas, contribuindo também para a sua atuação no mercado interno. “A exportação é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento econômico de um país. Toda vez que você exporta, você gera emprego e renda que ficam no Brasil”, destaca Milan.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.