Foto: Divulgação
Conforme Rocha, calçados para o dia a dia com preço de até US$ 20 têm grandes oportunidades de negócios nos Estados Unidos e, mesmo para uma grande indústria brasileira, o ideal é iniciar as vendas em pequenos volumes e ir aumentando-as à medida que a empresa for conhecendo o mercado norte-americano.
“Aconselha-se a fugir das práticas comerciais normais, como a opção por realizar negócios com um grande distribuidor local. O mais indicado é iniciar com uma pequena rede para ganhar experiência”, disse Rocha, destacando que a presença em feiras e o bom relacionamento com potenciais clientes também ajudam a obter sucesso nos Estados Unidos.
A Ecco Planet assessora empresas brasileiras em seu processo de internacionalização. Possui 120 clientes em diversos setores e, no segmento calçadista, assessora marcas como Piccadilly, Jorge Bischoff, Wordshoes e Comfortflex, entre outras.
O especialista comenta que a Flórida (estado norte-americano onde a empresa está localizada) possui 21,7 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,2 trilhões (2021) e recebe novas empresas globais que migram suas sedes tendo em vista o ambiente favorável ao crescimento dos negócios. Entre outros atrativos, o estado americano possui três grandes portos que recebem mercadorias da América Latina, da Europa e de outros continentes para distribuição nos Estados Unidos e escoamento para outros países.
A Comfortflex, uma das marcas próprias do Grupo Ramarim (Nova Hartz/RS), começou, em 2021, a vender por meio do marketplace da Amazon. Cerca de 4,2 mil pares foram comercializados na etapa inicial, que buscava identificar a receptividade dos clientes. "Avaliação indica que características associadas ao conforto e ao bem-estar foram destacadas nos feedbacks recebidos. Com base nesse resultado, a marca vai ampliar sua presença nos Estados Unidos", acrescenta Rocha.