Especialista fala sobre mercado que importa 3 bilhões de pares de calçados ao ano

05.08.2022 - Com informações da ACI

Foto: Divulgação
Diogo Rocha
Diogo Rocha, diretor comercial da Ecco Planet (Miami, Estados Unidos), plataforma que assessora marcas calçadistas em seus processos de internacionalização, participou, no dia 1º de agosto, de evento promovido pela ACI, em Novo Hamburgo/RS. Na oportunidade, Rocha falou sobre os procedimentos e cuidados necessários para obter sucesso nos Estados Unidos, mercado que importa cerca de 3 bilhões de pares de calçados ao ano.

Conforme Rocha, calçados para o dia a dia com preço de até US$ 20 têm grandes oportunidades de negócios nos Estados Unidos e, mesmo para uma grande indústria brasileira, o ideal é iniciar as vendas em pequenos volumes e ir aumentando-as à medida que a empresa for conhecendo o mercado norte-americano.

“Aconselha-se a fugir das práticas comerciais normais, como a opção por realizar negócios com um grande distribuidor local. O mais indicado é iniciar com uma pequena rede para ganhar experiência”, disse Rocha, destacando que a presença em feiras e o bom relacionamento com potenciais clientes também ajudam a obter sucesso nos Estados Unidos.

A Ecco Planet assessora empresas brasileiras em seu processo de internacionalização. Possui 120 clientes em diversos setores e, no segmento calçadista, assessora marcas como Piccadilly, Jorge Bischoff, Wordshoes e Comfortflex, entre outras.

Flórida

O especialista comenta que a Flórida (estado norte-americano onde a empresa está localizada) possui 21,7 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,2 trilhões (2021) e recebe novas empresas globais que migram suas sedes tendo em vista o ambiente favorável ao crescimento dos negócios. Entre outros atrativos, o estado americano possui três grandes portos que recebem mercadorias da América Latina, da Europa e de outros continentes para distribuição nos Estados Unidos e escoamento para outros países.

Comfortflex planeja ampliar atuação

A Comfortflex, uma das marcas próprias do Grupo Ramarim (Nova Hartz/RS), começou, em 2021, a vender por meio do marketplace da Amazon. Cerca de 4,2 mil pares foram comercializados na etapa inicial, que buscava identificar a receptividade dos clientes. "Avaliação indica que características associadas ao conforto e ao bem-estar foram destacadas nos feedbacks recebidos. Com base nesse resultado, a marca vai ampliar sua presença nos Estados Unidos", acrescenta Rocha.

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