Fendi vai construir fábrica de calçados

05.05.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Fendi/Reprodução
Imagem 3D da fachada da planta industrial, onde serão gerados 300 empregos diretos
A Fendi segue investindo no know-how italiano e refprçamdp sua capacidade de produção. A marca de luxo do grupo LVMH começou nesta semana a construtir uma fábrica de calçados em Fermo, importante polo produtor calçadista na região central da Itália. A planta fabril, prevista para ser inaugurada ainda neste ano, terá 7 mil metros quadrados de área, e vai gerar 300 empregos diretos. Projetada a partir de conceitos de sustentabilidade, a unidade industrial utilizará energia solar e terá espaços com iluminação natural.

"A Itália é sinônimo de tradição, história, beleza e, acima de tudo, excelência. Por isso, investir no made in Italy e no artesanato de qualidade é fundamental para garantir que essas habilidades sejam passadas de geração em geração pelos artesãos. Estamos muito orgulhosos de começar a trabalhar nesta nova fábrica que nos permitirá aumentar a nossa produção, bem como a nossa força de trabalho", comentou o CEO da Fendi, Serge Brunschwig, em um comunicado.

Equipada com painéis solares, a estrutura da nova fábrica inclui diferentes áreas de produção, escritórios e armazéns. A fachada será em alumínio canelado (que possui listras em relevo, formando uma saliência) com efeito de couro drapeado (no design de moda, drapeado é uma técnica da modelagem têxtil na costura, que consiste em dispor um tecido de maneira a que ele forme dobras ou ondulações), enquanto os espaços internos serão beneficiados por iluminação natural graças às paredes de vidro e clarabóias. A arquitetura foi pensada a partir de um estilo de design minimalista, potencializado por móveis de aço e pisos de concreto.

A grife vai transferir para Fermo as atividades de sua atual unidade de produção localizada em Porto San Giorgio, também no centro da Itália, onde gera 130 empregos diretos.

Nova fábrica de artigos de couro

A Fendi também prevê inaugurar neste ano a sua unidade de desenvolvimento e produção de artigos em couro, batizada de Fabbrica, em Bagno a Ripoli, na região italiana da Toscana. A estrutura de 12 mil quadrados ocupará um área que anteriormente abrigava uma siderúrgica. A planta industrial complementará a capacidade de produção da fábrica que a marca mantém em Ponte a Ema, também na Toscana.

Considerada uma fábrica ecológica, a nova unidade será quase totalmente coberta de vegetação e foi projetada pelo escritório de arquitetura milanês Piuarch. A unidade empregará cerca de 250 pessoas inicialmente, podendo chegar a 500 postos de trabalho quando a planta produtiva estiver funcionando em plena capacidade.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.