Expositores comemoram retorno da edição presencial do Inspiramais

27.01.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Após três edições digitais, o Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais – retomou, nos dias 25 e 26 de janeiro, ao seu formato presencial. O regresso ao modo físico foi comemorado pelos expositores do evento, que ocorreu pela primeira vez no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.

No primeiro dia do Inspiramais, a RR Componentes (Três Coroas/RS) contabilizou a solicitação de 260 amostras, o que corresponde a 12 dias de trabalho de um representante comercial visitando clientes in loco. "A partir do evento conseguimos antecipar o nosso desenvolvimento em torno de 15 dias e a partir dessa demanda também ampliamos o nosso quadro de colaboradores na área de amostras", conta o diretor Robson Silva do Nascimento, acrescentando que a empresa participa como expositora do salão desde 2017. "Ingressamos no evento para entender o que o mercado buscava. O Inspiramais nos permitiu melhorar os nossos produtos, o que nos permitiu também oferecer uma varidade de artigos muito mais assertiva para os nossos clientes."

Gerson Berwanger, diretor da Bertex (Novo Hamburgo/RS), reforça a importância do retorno da edição presencial do Inspiramais. "Os designers e estilistas querem tocar os materiais, sentir a textura, ver a cor. No digital, se perde estas propriedades", conta. Berwanger destaca que recebeu clientes de polos calçadistas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo, especialmente de Birigui e Jaú. "A procura maior foi por materiais para agregar valor ao produto final, que serão determinantes neste momento em que se tenta emplacar uma retomada", sustenta.

Na avaliação de Fernando Nicory, diretor da Magma Indústria Têxtil (São Paulo/SP), a opção em retomar o Inspiramais no formato físico e em Porto Alegre foi acertada. "Nossos principais parceiros estão aqui no Vale do Sinos e o mais importante sempre é facilitar para o cliente. Prova de que a decisão foi acertada está na visitação qualificada que o evento recebeu em seus dois dias", comenta Nicory. O executivo também reforça a importância da mostra no formato presencial. "Nada substitui o evento físico, nada substitui o relacionamento e o 'olho no olho'. Uma mostra presencial é muito mais rica em todos os sentidos", relaciona.

Para o gerente comercial da Componarte (São João Batista/SC), Adriano Germano, que recebeu no estande da empresa clientes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e do Ceará, o retorno da edição presencial foi importante. "Mesmo em um momento de aumento de casos de Covid-19, que prejudicaram a vinda de muitos visitantes, o Inspiramais superou as nossas expecativas, se mostrando um evento importantíssimo para o relacionamento com o mercado", comenta.

Visitação qualificada

A coordenadora de vendas da Formax (São Leopoldo/RS), Liziane Lanes dos Reis, destaca a visitação qualificada que o estande da empresa, especializada no fornecimento de contrafortes e couraças para a indústria calçadista, recebeu nos dois dias do evento. "Recebemos um público bastante técnico focado em procurar produtos do nosso portfólio para agregar à modelagem dos calçados", conta. Segundo ela, a movimentação de visitantes surpreendeu. "O Inspiramais é dinâmico, bem objetivo e entrega o que a gente precisa", frisa. Ela classifica o Inspiramais como uma espécie de aquecimento para a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes, que ocorre em março. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado que tivemos no retorno da edição física do Inspiramais e acreditamos que é uma prévia do que teremos na Fimec. Acreditamos muito que estes dois eventos contribuirão para que a nossa meta de crescimento no ano seja alcançada", observa.

A visitação qualificada do evento também foi destacada pelo representante para o mercado interno da OCM Best Brasil (Novo Hambrugo/RS), Rafael Lampert. Segundo ele, a mostra no formato presencial permitiu à empresa, que é especializada em couro com pelo e serigrafia de alta definição, estreitar o relacionamento com clientes tradicionais. "Recebemos a visitação de grandes parceiros de negócios do setor calçadista", conta. Lampert ressalta que a expectativa da companhia quanto ao salão foi alcançada. "Foi um evento muito bom, com uma visitação expressiva. Nossos clientes do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Nordeste vieram nos prestigiar", menciona.

Evento determinante

 Erno Luis Feyh, diretor da Pegasus Bordados (Igrejinha/RS) e presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), reforça que o Inspiramais é determinante para a movimentação dos negócios da indústria calçadista. "É fato que no evento o calçadista consegue se conectar com o que há de mais atual em termos de materiais e o fornecedor tem a possibilidade de demonstrar toda a sua variedade de opções, que em um outro momento talvez não fosse possível. De toda a forma, o Inspiramais nos dá solidez seja na abertura de novos mercados e também no alinhamento de negócios", completa Feyh.

Novo segmento

 A Confortin Criacao Inovacao e Servicos (Igrejinha/RS), que se notabilizou no desenvolvimento de componentes artesanais para calçados, apresentou no Inspiramais suas propostas para o setor de decoração. "Estamos desbravando um mercado que tem muito potencial e que ainda é pouco explorado entre os expositores do salão", analisa o diretor da empresa, Daniel Confortin. Segundo ele, o empreendimento não deixou o setor calçadista de lado, mas buscou um outro segmento para diversificar sua atuação com foco na sustentabilidade. "Com a pandemia, as pessoas estão passando mais tempo em casa e por isso elas têm investido mais em artigos de decoração, priorizando a busca por produtos que agreguem conforto, visual e lifestyle aos seus lares", conta.

Inspiramais

O Inspiramais reuniu mil novos produtos, lançamentos para a temporada 2023_I, da indústria de base para os setores calçadista, moveleiro, de confecção e bijuterias. O evento teve promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Nacional, além das principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX, e realização por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.