Em ensaio de biomecânica no Inspiramais, IBTeC demonstra eficiência de materiais

26.01.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: IBTeC/Divulgação
Testes analisam a distribuição plantar e de que forma os componentes contribuem para um melhor conforto e performance do calçado
Um ensaio de biomecânica que analisa a distribuição plantar e de que forma os produtos e componentes contribuem para um melhor conforto e performance do calçado. É este teste que o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Tacosola (Novo Hambrugo/RS), está apresentado no 25º Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais –, que termina nesta quarta-feira (26), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.

“Os materiais desenvolvidos pela Tacosola com apoio do Laboratório de Biomecânica do IBTeC têm capacidade de equilibrar e minimizar os picos de pressão durante o caminhar ou corrida, contribuindo para o aumento do bem-estar, saúde e performance do usuário dos calçados que tiverem este material como um de seus componentes”, afirma o coordenador de Biomecânica do IBTeC, Rudnei Palhano.

Segundo Palhano, os produtos que estão sendo utilizados nos testes durante o Inspiramais já haviam passado por ensaios de biomecânica. "Estes ensaios já chancelaram os benefícios que estes materiais trazem para o usuário final", confirma.

Parceria

O presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, destaca que o laboratório de Biomecânica do instituto tem uma parceria de longa data com a Tacosola. "Fazem mais de dez anos que nossos pesquisadores auxiliam no desenvolvimento de novos produtos para a empresa", observa Griebeler.

Palhano acrescenta que a parceria do IBTeC com a Tacosola surgiu da vontade da empresa em desenvolver produtos com materiais de alta performance. "Tudo isso para elevar a qualidade dos calçados brasileiros e atender às necessidades de conforto e saúde", completa.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.