Em clima de otimismo, Inspiramais retoma edição presencial

25.01.2022 - Com informações da Assintecal

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Abertura do evento contou com a presença de representantes das entidades responsáveis pela organização do salão
Após uma década em São Paulo e três edições digitais, o 25º Inspiramais – Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais – retomou nesta terça-feira (25) sua edição física, pela primeira vez, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS. Na abertura do evento, que contou com a presença de representantes das entidades responsáveis pela organização do salão, o discurso foi uníssono: em clima de otimismo e retomada.

Gerson Berwanger, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), realizadora do Inspiramais, demonstrou a força do setor de componentes brasileiro, que hoje se destaca como um dos principais players mundiais. “Com mais de três mil fábricas que empregam diretamente mais de 80 mil pessoas, temos um papel importante na economia nacional”, pontua.

O vice-presidente da Assintecal, Milton Killing, destacou a internacionalização do Inspiramais, que nesta edição recebe o Projeto Comprador Internacional, promovido por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações de componentes mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Pelo projeto, 50 compradores internacionais vieram ao salão para a realização de negócios. São produtores de calçados, a maior parte provenientes de mercados da América Latina. “Seriam mais, não fosse o fato de alguns acabarem sendo contaminados pela Covid-19 e impedidos de embarcar para o Brasil”, conta Killing.

Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, que esteve representando o governador do RS, Eduardo Leite, na abertura do Inspiramais, sustentou os potenciais competitivos da indústria brasileira de base. "Temos todo um diferencial competitivo, temos capacidade de agregação de valor a partir da nossas potencialidades de criação e inovação, transformando isso em negócios", observa Gastal, que relembrou a época em que steve à frente do Movimento Brasil Competitivo, quando foi responsável por coordenar a realização de três Bienais de design no País.

Temporada 2023_I

O 25º Inspiramais, que segue até esta quarta-feira (26) na capital gaúcha, reúne mil novos produtos, lançamentos para a temporada 2023_I, da indústria de base para os setores calçadista, moveleiro, de confecção e bijuterias. São 150 expositores de todo o Brasil e a expectativa é receber 7 mil visitantes, entre eles, importadores, oriundos especialmente de países latino-americanos. Além de projetos especiais, o salão também conta com um programa de conteúdo, com palestras que podem ser acompanhadas pela Internet.

A programação completa do evento pode ser conferida no site inspiramais.com.br.

O Inspiramais é realizado pela Assintecal, em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.