Novo presidente do Sictc diz que o foco é na qualificação

03.01.2022 - Juliana Nunes | Jornal NH

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
João Batista Vargas de Souza
Neste começo de 2022, o empresário João Batista Vargas de Souza, 55 anos, assume o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc). Natural de Caiçara/RS, o engenheiro industrial de formação, é proprietário da fabricante calçadista Mulher Sofisticada Calçados, é casado e tem duas filhas. Sua gestão vai até 2024.

"O Vale do Paranhana tem potencial e ele segue em alta. Nosso diferencial é o design e produto de valor agregado, temos produtos de qualidade", destaca Souza, que é um dos mentores da Escola de Sapateiros.

ENTREVISTA: JOÃO BATISTA VARGAS DE SOUZA

Quais os planos para sua gestão?
João Batista Vargas de Souza: A gente já vem fazendo um trabalho coletivo, o principal objetivo hoje é fortalecer o comercial das empresas. Vamos trabalhar com foco em feiras e eventos. Percebemos esta necessidade há mais tempo, temos produtos bons na cidade, mas temos que evoluir para vender mais, assim como fortalecer empresas para participar de feiras, vendo sempre a necessidade de cada um. Também queremos treinar gestores e focar no treinamento de mão de obra.

E de que forma essa capacitação vai acontecer?
Souza: A ideia é focar em escolas e fazer treinamento de lideranças e profissionais e isso em todos os setores. Para que isso ocorra, vamos atuar com parcerias, como ACI, Senai, Faccat. Queremos focar em cursos direcionados para diferentes setores e fábricas de diferentes portes. Assim, abranger mais empresas.

Como avalia o cenário do setor calçadista, impactado pelas dificuldades da pandemia?
Souza: O setor tem bastante oferta, porém muita instabilidade no fornecimento de matéria-prima. Tem situações que nos deixam inseguros, como a preocupação com grandes monopólios. Temos que fazer parcerias de compras, este é um projeto para o futuro. Mas o momento é positivo, de ascensão. Os pedidos estão chegando cada vez mais e 2022 deve ser um bom ano para o setor. O que buscamos especialmente em Três Coroas é trabalhar com produto de valor agregado. Isso requer mais preparo de mão de obra, por isso focaremos nas escolas.

Há receio de uma nova onda de infecções pela Covid-19 e mais impactos no setor?
Souza: Sofremos bastante com a pandemia mas agora o setor está mais preparado. Mesmo que venha uma nova onda, de modo geral, se sabe como agir, tanto clientes quanto a cadeia produtiva. Sabemos cuidados e a indústria sempre cumpriu todos os protocolos. E temos a vacinação que traz um amparo.

Qual recado você deixa para os associados?
Souza: Faço um chamamento para que participem da entidade, aproveitem os benefícios e reforcem a atuação. Vamos ganhar se todos participarem juntos. Tudo começa com investimento e depois se colhe frutos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.