Inspiramais chega a Porto Alegre em janeiro

23.12.2021 - Redação Jornal Exclusivo

A 25ª edição do Inspiramais, salão que reunirá soluções em design para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias de 150 expositores nacionais, será palco do Projeto Comprador Internacional. Realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ação faz parte do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e trará à mostra 50 compradores da Argentina, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Índia, Itália, Paraguai, Peru e Portugal. O Inspiramais acontece nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca o potencial dos compradores confirmados, que juntos somam mais de 44 milhões de pares produzidos todos os anos, fora os grandes distribuidores que vêm da Argentina, Colômbia, México e Paraguai. "O Inspiramais acontece em um momento de recuperação das exportações brasileiras de componentes, o que deve potencializar os negócios", projeta Silvana.

Entre janeiro e outubro, conforme dados elaborados pela entidade, as exportações do setor geraram US$ 230,14 milhões, incrementos de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado e de 0,7% em relação a igual intervalo de 2019. "Existe uma demanda crescente, especialmente dos vizinhos latino-americanos, que estão com dificuldades de importar da Ásia devido ao encarecimento dos fretes internacionais e a atual cotação cambial", explica a superintendente, ressaltando que o crescimento médio das exportações de componentes para países da América Latina é de 44%, portanto superior ao crescimento total dos embarques.

Programação

Além de ser um gerador de negócios para as empresas de componentes, o Inspiramais contará com projetos como o Conexão Inspiramais, que lançará mais de mil materiais inovadores para a temporada 2023_I; o Hub Conexão Criativa, que apresentará o trabalho de micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers desenvolvedores de produtos de moda e design voltados à sustentabilidade; e o Preview do Couro, iniciativa que expõe peles e couros inovadores para as próximas temporadas. "O Inspiramais também trará um programa de conteúdo, com mais de 10 palestras sobre design e sustentabilidade, que terão transmissão on-line como um diferencial da edição", adianta Silvana. A programação completa, bem como as inscrições, podem ser acessadas no site inspiramais.com.br.

A promoção do Inspiramais é da Assintecal em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

Projeto Imagem

Com o objetivo de fortalecer a imagem da cadeia de moda brasileira, o programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals promove, no Inspiramais, mais uma edição do Projeto Imagem. No total, serão trazidos ao Brasil 17 jornalistas e formadores de opinião de veículos da Colômbia, Rússia, México, Itália, Equador, Espanha, Reino Unido, Portugal e Argentina.

Inspiramais2023_I

Data: 25 e 26 de janeiro de 2022

Horário: das 10 às 20 horas e das 10 às 19 horas

Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre/RS.

Será exigido o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel 70% e mantido distanciamento. Também será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação completa (duas doses) ou teste de PCR atualizado na entrada do evento.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.