Foi lançado nesta segunda-feira (13), o terceiro episódio da websérie Polos em Pauta, produção audiovisual do Jornal Exclusivo que retrata as potencialidades e os diferenciais competitivos dos polos calçadistas brasileiros. A parte três aborda a região de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais. O vídeo completo pode ser conferido no player ao final deste texto.
A websérie conta com depoimentos de dirigentes setoriais, empresários e profissionais de indústrias de calçados do polo mineiro.
No ano passado, as empresas calçadistas do polo de Nova Serrana produziram o equivalente a 53,5 milhões de pares, que corresponderam a 43,8% da produção nacional de calçados. Em 2020, a região mineira exportou 12 milhões de pares, o que representou 48,4% das exportações calçadistas do País. Os dados são do setor de inteligência de mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Dividida em cinco episódios (Vale do Sinos/RS, Vale do Paranhana/RS, Nova Serrana/MG, Franca/SP e São João Batista/SC), Polos em Pauta tem direção e roteiro de Marcelo Collar; e roteiro e produção de Luana Rodrigues, editora-chefe do Jornal Exclusivo.
O episódio de Nova Serrana/MG é apresentado por Merkator Feiras e Eventos. Conta com patrocínio de Magma Indústria Têxtil e FCC, apoio de Orisol do Brasil, Grupo Cofrag, Fenac Experiências Conectam e Artecola.