Tecnologia, que ajuda na escolha da palmilha ideal para crianças, é lançada na Zero Grau

16.11.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Solução mede a pressão plantar desenvolvida sobre o calçado, a partir da constituição física da forma de caminhar
A Tecnologia Perfekt, que auxilia na escolha da palmilha ideal para crianças, está sendo lançada na Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios –, que termina nesta quarta-feira (17), no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos –, em Gramado/RS.

A solução, criada pelo laboratório de biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e pela equipe de desenvolvimento da Kidy (Birigui/SP), mede a pressão plantar que a criança desenvolve sobre o calçado, a partir de sua constituição física e sua forma de caminhar.

“A medição é feita em uma plataforma, por onde a criança caminha, registrando através de sensores digitais os pontos onde ela coloca maior pressão durante o caminhar. Com base nos resultados deste teste, o programa vai indicar qual a palmilha mais indicada para aquela criança”, explica o coordenador de biomecânica do IBTeC, Rudnei Palhano.

Juntos, IBTeC e Kidy criaram um modelo de palmilha, que é produzido a partir de duas engenharias diferentes, para se adequar às necessidades dos pés dos pequenos.

No estande da marca infantil na Zero Grau, os visitantes podem ver a plataforma e o registro da pressão de sua pisada. A proposta da fabricante é replicar a ação nas lojas que comercializam seus produtos, para que as mães possam levar para casa o calçado que melhor se adequa à necessidade do seu filho.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.