Morre Luiz Fernando Gusmão, ex-diretor do Jornal Exclusivo

27.09.2021 -

Foto: Inézio Machado/GES
Luiz Fernando Gusmão

Morreu no começo da madrugada desta segunda-feira, 27, aos 92 anos, Luiz Fernando de Paula Gusmão. Ao longo de cerca de três décadas foi diretor do Jornal VS, da Rádio ABC, do Jornal Exclusivo e da Revista Lançamentos. Também foi diretor de Relações com a Comunidade e de Projetos Especiais do Grupo Sinos. Além de forte envolvimento regional, trabalhou muito próximo do cluster coureiro-calçadista.

Gusmão morava em Novo Hamburgo e estava internado no Hospital Unimed desde o início da semana passada. Deixa a esposa Stela e os filhos Ricardo, Marcel, Marina e Luiz Fernando; a nora Maíra e os netos Renata (in memoriam), Vitor e Lucas. O velório será a partir das 10 horas, no Cemitério Jardim da Memória, e a cerimônia de cremação está marcada para as 18 horas desta segunda-feira.

Filho de João Gusmão e Maria Emília de Paula, vereadora de São Leopoldo que, em 1959, tornou-se a primeira prefeita do município, Luiz Fernando era irmão dos fundadores do Grupo Sinos Paulo Sérgio e Mario Gusmão. "Seu Luiz", como era conhecido, mantinha negócios em São Paulo quando, no fim dos anos 1970, voltou ao Rio Grande do Sul para trabalhar no Grupo Sinos. 

Entre tantas iniciativas, foi criador dos prêmios "Gente que merece destaque" e "Garra de Ouro", ambos de valorização do setor. Também criou, juntamente com a esposa Stela, o projeto Vitrines da Europa, que antecipava às indústrias e aos lojistas brasileiros o que era tendência nas principais metrópoles do mundo.

Ao longo de sua trajetória no Grupo Sinos, Luiz Fernando Gusmão também dirigiu projetos que fizeram história, como ABC Alfabetizando, O Rio dos Sinos é Nosso e Jornal na Sala de Aula. Este último conquistou reconhecimento internacional da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) para a iniciativa do Grupo Sinos.

Em 2015, ao ser homenageado pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Gusmão declarou que "a única coisa que nós sabemos e temos certeza é que um dia nós teremos que ir embora, e que deste momento até o momento que virá, o tempo tem que ser bem aproveitado".

Era um apaixonado por deixar sua marca nas atividades que participou. Pesquisador e profundo conhecedor da história regional, mantinha em seu apartamento uma biblioteca invejável. Era tetraneto do pastor Friedrich Christian Klingelhöfer, que chegou ao Brasil em 1825 com mulher e quatro filhos e ficou conhecido como o Pastor Farrapo, morto em combate por tropas imperiais em 1838.

Luiz Fernando Gusmão era membro e chegou a participar da diretoria do Instituto Genealógico Brasileiro. Sua última entrevista ao Jornal NH foi em março deste ano, quando falou sobre a participação de seu avô, Carlos Octaviano de Paula, no processo de emancipação de Novo Hamburgo.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.