Calçadistas reabrem postos de trabalho em Igrejinha

21.09.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Marcelo Collar/GES-Especial
Presidente do Sindigrejinha, Erno Luis Feyh, relata retomada na indústria calçadista
O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora no consumo no Brasil têm provocado reflexos positivos na indústria calçadista. Em Igrejinha/RS, no Vale do Paranhana, as fábricas estão reabrindo postos de trabalho fechados ao longo da pandemia. As 38 empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), que durante a crise sanitária demitiram 1,3 mil trabalhadores, agora começaram a recontratar. Hoje, estes empreendimentos geram 3,1 mil empregos diretos.

De acordo com o Sindigrejinha, entre dezembro de 2019 e julho do ano passado, as empresas associadas tiveram em torno de 26% de demissões. Já, no período de julho de 2020 a junho deste ano, houve uma melhora nos empregos, com aumento de 5,77% nos postos de trabalho.

"A pronta reação do governo com as medidas para manutenção dos empregos nos ajudou muito. O Rio Grande do Sul foi um dos Estados do Brasil que mais tiveram inscrições no Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e isso foi fundamental, pois muitas empresas não aguentariam passar pela pandemia sem esse auxílio. Agora, é preciso que as empresas voltem a caminhar com as suas próprias pernas", aponta o presidente do Sindigrejinha, Erno Luis Feyh.

Tributos

 Em relação à competitividade da indústria calçadista brasileira, o dirigente reforça que o Custo Brasil, especialmente, os tributos, têm interferido na sustentabilidade financeira dos negócios. "Nós trabalhamos mais de cinco meses do ano para pagar impostos. O governo não cria riqueza, só consome. Quem cria riquezas é a agricultura, a indústria e o comércio."

Case de Igrejinha

No dia 8 de setembro, o presidente do Sindigrejinha apresentou o case do sindicato, durante a edição on-line de curso de formação de líderes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O evento reuniu 65 empresários de diferentes segmentos e regiões do Estado.

Em sua exposição, Erno Luis Feyh destacou ações positivas que a entidade vem realizando nos últimos tempos.

Na apresentação, destacou ainda que a produção média anual do setor calçadista no município de Igrejinha é de 9,5 milhões de pares.

Ainda segundo o dirigente, a entidade tem investido o equivalente a R$ 554 mil ao ano no monitoramento do passivo ambiental das indústrias associadas. E os números já são expressivos: 2,1 mil toneladas de resíduos foram tratados nos últimos cinco anos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.