Estudo científico analisa o desenvolvimento de calçados infantis

21.07.2021 - Redação Jornal Exclusivo

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) está realizando um estudo científico de medição e avaliação dos pés de aproximadamente 130 crianças – em idades entre três e onze anos, para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos pés. As informações compiladas a partir do levantamento contribuirão para que o laboratório de biomecânica da instituição tenha subsídios técnicos e científicos para auxiliar as indústrias de calçados infantis na criação de produtos com maior assertividade no calce, bem como na implementação de tecnologias que resultem em calçados que contribuam para o desenvolvimento das crianças.

A fisioterapeuta e pesquisadora do laboratório de biomecânica do IBTeC, Juliana Wilborn, está à frente do estudo em uma rede de ensino na região do Vale do Sinos. "Além de avaliar os pés das crianças, fazemos ainda análises de estatura e peso corporal, que nos dão informações relevantes relacionadas ao desenvolvimento motor da criança”, explica.

Além de acompanhar o desenvolvimento dos pés das crianças, os pesquisadores do IBTeC disponibilizaram uma pesquisa realizada com os pais. “Este levantamento ten a finalidade de identificar o comportamento das famílias quanto aos cuidados com os pés, bem como conhecer quais são os pontos mais relevantes na hora de efetuar a troca dos calçados dos filhos”, pontua Juliana.

Desenvolvimento da criança

 A pesquisadora salienta o fato de que o processo de desenvolvimento de uma criança compreende diversas vivências motoras, cognitivas e sociais até que alcance a maturidade suficiente para que sua forma de caminhar esteja mais próxima de uma pessoa adulta. E neste processo de desenvolvimento acontecem também modificações significativas nos membros inferiores da criança, tais como das estruturas anatômicas (ossos, músculos e ligamentos) relacionados aos pés. 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.