Inovação precisa gerar e distribuir valor, diz especialista em PD&I

20.07.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Reprodução
Para Silvio Bitencourt, docente da Unisinos, inovar é algo complexo que depende de questões geográficas, de um ecossistema e de um ambiente que possibilite aprendizado contínuo
A inovação, como a moda, tem modismos, tendências e estilos, isto é, fatos que ocorrem num curto período, inclinações para uma direção ou outra e uma forma própria que a diferencia e torna única. A afirmação é do professor e gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Silvio Bitencourt, palestrante de webinar promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de. Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), nesta terça-feira (20).

Segundo Bitencourt, inovação é algo complexo que depende de questões geográficas, de um ecossistema e de um ambiente que possibilite aprendizado contínuo. O caminho mais fácil a seguir é o dos modismos, em que os movimentos se repetem, mas é a capacidade de gerar valor à empresa que faz com que seja única. O especialista enfatiza que a empresa precisa fazer parte do ‘teatro da inovação’ e demostrar que é inovadora, tendo, por exemplo, um laboratório de inovação, isto é, um ambiente fisicamente estruturado e profissionais voltados a ela em tempo integral. “Inovação tem que fazer parte da agenda e das estratégias da empresa, como uma função estruturada com rotinas e procedimentos que levem à melhoria em produtos, processos, modelo de negócio, organização e transformação digital”, explica.

"Inovação requer conteúdo para tornar a empresa viva, criativa e moderna"

 Para o professor, mais do que forma, inovação requer conteúdo para tornar a empresa viva, criativa e moderna, capaz de criar novas oportunidades de negócios, aumentar a receita e, principalmente, gerar e distribuir valor. A empresa, continua, precisa definir o que quer de fato inovar: produto, marketing ou processo. Pode ser apenas uma destas áreas ou todas elas juntas, num blend de inovação. Mas fazer isso apenas para aumentar a receita não basta. É preciso gerar e distribuir valor e fazer com que fornecedores e clientes percebam a sua condição de empresa inovadora e, assim, colaboradores melhores também sejam atraídos. “Se a inovação não passa pela geração e distribuição de valor, que é atender a uma demanda do cliente ou do mercado, não é inovação. É modismo, um fenômeno passageiro, como ocorre no mundo da moda", alerta.

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