Nike lidera lista de marcas de vestuário mais valiosas

02.07.2021 - Redação Jornal Exclusivo

A Nike é a mais valiosa marca do setor de vestuário, segundo um ranking da Kantar BrandZ de 2021. A empresa é seguida pela Adidas e pela Zara.

Segundo a análise, o resultado foi alavancado, especialmente, pela comercialização de roupas no estilo "athleisure", ou seja, roupas casuais feitas para prática de exercício e para uso geral. Um hábito adquirido pelos consumidores, principalmente, durante o isolamento social, já que as pessoas passaram a priorizar peças mais confortáveis.

O levantamento mostrou, ainda, um crescimento do segmento de 53% em valor no ano passado. E, com isso, superando o ganho dos dez principais nomes de mídia e entretenimento, e ficando atrás apenas do setor de tecnologia.

O estudo aponta, ainda, que o setor, principalmente a Nike e a Lululemon se beneficiaram com o investimento em conteúdo de streaming ao vivo, gamificação e modelos de assinatura. Já a britânica ASOS e a chinesa ANTA entraram no ranking da categoria pela primeira vez, devido ao sucesso nos seus mercados locais, entre outros motivos.

De acordo com informações da Kantar BrandZ, outro ponto positivo foi demonstrado pela Uniqlo que evitou apelar para o modelo fast fashion e investiu em roupas básicas que não saem de moda. O resultado foi um crescimento rápido de 88%.

Ranking das dez marcas mais valiosas:

Nike
valor: US$ 83,7 bilhões

Adidas
valor: US$ 22,3 bilhões

Zara
valor: US$ 21,3 bilhões

Lululemon
valor: US$ 17,8 bilhões

Uniqlo
valor: US$ 15,4 bilhões

H&M
valor: US$ 6,8 bilhões

Puma
valor: US$ 3,6 bilhões

ANTA
valor: US$ 3 bilhões

The North Face
valor: US$ 2,9 bilhões

ASOS
valor: $ 2,8 bilhões

Marcas de luxo

Já entre as marcas de luxo, as marcas europeias seguem dominando o ranking. A liderança fica com a Louis Vuitton, seguida pela Chanel e a Hermès.

Na sequência, em ordem da quarta a décima colocadas, estão a Gucci, Rolex, Dior, Cartier, Saint-Laurent/Yves Saint Laurent, Prada e Burberry. Coletivamente, a categoria teve um crescimento de valor de 34%.

Os ganhos, conforme o estudo, são reflexo de iniciativas das marcas durante a pandemia, transformação sustentável e apoio a movimentos sociais, como o Black Lives Matter.

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