Primeiro semestre foi de adaptações no varejo de calçados

16.06.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Usaflex, que lançou novo conceito arquitetônico, projeta abrir 20 lojas no segundo semestre
Assim como na maioria dos setores da economia, o varejo vem se adaptando à transformação digital. No primeiro semestre, os especialistas observam que este processo acelerou ainda mais, com consequências estruturais, especialmente a partir do comportamento de consumo.

"Olhando para o futuro, o varejista precisou ser ágil para responder às mudanças de comportamento do consumidor e saber como seduzi-lo para ser o escolhido em suas próximas opções de compra", avalia Miguel Rojo, country manager Brasil da Tiendeo, companhia global em soluções para o varejo.

Rojo considera que, mesmo que a venda por meio do e-commerce aumente a participação de mercado nos próximos anos, o canal tradicional, a loja física, seguirá representando dois terços das vendas realizadas. "Esse percentual pode variar dependendo da categoria, podendo chegar a 50% entre vendas on-line e off-line", pontua o especialista.

Diante da transformação digital, o varejo também tem buscado se adaptar à evolução do consumidor. "Com um consumidor mais exigente e digital, empresas que tenham uma presença real omnicanal (on-line e off-line) e uma estratégia de comunicação clara em todo o processo de compra, conseguirão gerar uma maior confiança que, além de mantê-los atualizados, lhes dará a oportunidade de ganhar market share (quota de mercado ou grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto)", sustenta Rojo.

Ele acrescenta que a estratégia requer uma comunicação constante e intensiva ao longo de todo o processo de compra. "Ou seja, estar onde o consumidor está e se destacar dos demais e, portanto, o marketing digital tem um papel cada vez mais importante na estratégia dos varejistas", destaca.

Recuperação do mercado

A rede de franquias da marca de calçados Usaflex, que conta com 240 lojas no Brasil, começou o primeiro semestre, nos meses de janeiro e fevereiro, com bom desempenho, em linha com a recuperação do mercado a partir do último trimestre de 2020. "Mas, esta curva de crescimento foi interrompida com os novos fechamentos do varejo a partir de março, causados pelo efeito da pandemia", afirma o diretor de franquias da Usaflex, Elbio Armiliatto.

A partir da segunda quinzena de abril, a rede voltou a registrar crescimento nas vendas. "Que culminou com uma excelente venda no período de Dia das Mães, que é a segunda data do varejo em termos de representatividade para a marca Usaflex", acrescenta Armiliatto.

A empresa está confiante na manutenção da recuperação das vendas e acredita no avanço da vacinação no Brasil. Assim, a Usaflex projeta inaugurar neste ano mais 20 lojas. "A vacinação é o fator preponderante para que as consumidoras sintam segurança em voltar a visitar as lojas nos mesmos níveis que tínhamos antes da pandemia. Outro fator que nos deixa otimistas é o nível de expansão da economia do País, que aponta para um forte crescimento do PIB neste segundo semestre."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.