Indústria calçadista deixa o Paraguai e volta ao Brasil

10.06.2021 -

A Calçados Gonçalves (Rolante/RS) está transferindo sua planta produtiva, há quatro anos instalada em Cidade do Leste, no Paraguai, para incorporação na unidade de Canindé/CE. O processo de transferência, segundo a empresa, já iniciou e seguirá durante o segundo semestre de 2021.

O gerente de vendas da empresa, Deivis Gonçalves, destaca que a unidade paraguaia empregava cerca de 50 pessoas, empregos que retornarão, gradativamente, ao Brasil a partir de julho. “Desligamos os funcionários de lá, sendo que três deles, brasileiros, e que já estão retornando conosco para trabalhar na planta de Canindé”, explica, ressaltando que os colaboradores se integrarão à unidade de Canindé, somando-se aos mais de 600 trabalhadores que produzem no local.

Gonçalves ressalta que a medida de retornar ao Brasil se deu pelo fato de que, mesmo com a Lei Maquila, que concede incentivos fiscais para a produção no Paraguai, a operação no Brasil ficou mais atrativa, visto a questão cambial, que tornou a importação mais cara, e a melhoria no ambiente de negócios no País. “É um movimento inverso do que ocorreria anos atrás”, avalia o gerente.

Empresa
Produzindo 150 mil pares de calçados por mês, 50% deles destinados ao mercado internacional, a Calçados Gonçalves emprega, diretamente, cerca de 1.000 pessoas no Brasil - 600 pessoas em Canindé, quadro que deve somar mais postos em função da transferência da produção do Paraguai, e 380 na sua matriz, em Rolante/RS.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.