A Farfetch publicou o Conscious Luxury Trends Report (Relatório de Tendências de Luxo Consciente), que examina como os consumidores do luxo estão comprando de forma mais responsável. O lançamento ocorre junto com a Fashion Footprint Tool, em parceria com a Impakt_ID. A ferramenta permite aos consumidores compreenderem o impacto das suas escolhas de moda.
O relatório constatou que o comportamento dos clientes na plataforma "mudou significativamente" no ano passado, motivados pelos efeitos da pandemia. Os consumidores escolheram comprar mais conscientemente e as marcas responderam a esta tendência, consolidando e aumentando os seus compromissos para melhorar o impacto no planeta. Isso também levou ao lançamento de uma variedade de coleções e produtos conscientes.
No que diz respeito aos consumidores, o México registou o crescimento mais forte a nível mundial de compras conscientes durante o último ano, com um aumento de 341%.
O relatório aponta que a venda de produtos conscientes cresceu 3,4 vezes mais rápido do que a média do mercado durante 2020 e o tráfego para páginas conscientes quadruplicou.
A empresa ainda revelou que os consumidores estão utilizando com mais frequência serviços que ajudam a prolongar a vida das roupas. A revenda Second Life (de segunda mão) cresceu 527% no ano passado e o serviço de doações cresceu 662%.