TPU para calçados é produzido a partir de recursos renováveis

19.04.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Basf/Divulgação
Poliuretano termoplástico, de base biológica, possui boa resistência à abrasão e à tração, além de garantir flexibilidade de baixa temperatura e capacidade de amortecimento
Dentro das soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de calçados foi lançado, recentemente, um poliuretano termoplástico (TPU) de base biológica produzido a partir de recursos renováveis.

“A substituição de matérias-primas fósseis por renováveis já ocorre durante a fabricação de produtos químicos básicos do TPU. Isso permite diminuir o gasto de recursos fósseis, reduzir os gases de efeito estufa e garantir as propriedades químicas e mecânicas estabelecidas dos sistemas existentes”, afirma Heitor Barbosa, gerente sênior do negócio de calçados da Basf (São Paulo/SP) para a América do Sul.

Denominado Elastollan N Bio-based, o TPU possui boa resistência à abrasão e à tração, além de garantir flexibilidade de baixa temperatura e capacidade de amortecimento. “Os fabricantes de calçados e, especialmente, os designers de sapatos têm usado os plásticos como seu material preferido, porque combinam estética, estabilidade e diversas possibilidades de design”, acrescenta Barbosa.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.