Nike notifica quase 600 sites por venderem produtos falsificados da marca

16.02.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

A Nike entrou com uma ação no Tribunal Distrital de Nova York, nos Estados Unidos, contra 589 sites que suspostamente vendiam produtos falsificados das marcas Nike e Converse. A gigante esportiva norte-americana também notificou os proprietários de 676 contas de mídia social e mais 100 empresas e pessoas por falsificação.

No processo, a Nike indica que os réus operam um esquema de falsificação por meio de 42 redes com base na China, Arábia Saudita, Bahrein, entre outros países.

Produtos 'autênticos não autorizados'

"A maioria dos sites infratores contém declarações vagas ou completamente falsas sobre a autenticidade dos produtos oferecidos para venda. Outras páginas afirmam vender produtos Nike ou Converse 'autênticos não autorizados', que, na verdade, são produtos falsificados", diz a Nike em nota.

'Réplicas'

"Em outros casos, os sites admitem livremente que os produtos oferecidos para venda são 'réplicas de produtos Nike ou Converse'. 'Réplica' é um eufemismo comum usado para descrever produtos falsificados”, detalha o comunicado da multinacional americana.

Processo

O processo movido pela Nike contém nove acusações de violação de marca registrada, falsificação de marca registrada, pirataria cibernética de marca registrada e outras ações ilegais segundo as leis estaduais e federais de Nova York.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.